A Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Gomes Freire de Andrade homenageou os alunos da equipe de futsal. Eles representaram o município e o Rio Grande do Sul nos Jogos Nacionais da Juventude e garantiram o 7º lugar nacional na competição, disputada em Brasília. O momento de recepção e comemoração foi realizado nessa terça-feira (30/9) na presença de autoridades municipais, de educação, esporte e escolar.
A diretora Aline Stacke agradece a quem fez parte de todo o processo e afirma que a escola conquistou seu espaço. “Hoje somos campeões gaúchos. Para mim, é um momento mágico. Voamos longe com esses meninos e realizamos sonhos. Pudemos vivenciar algo que não pensávamos. O papel foi cumprido, aprendemos muito e estaremos ainda mais preparados para a próxima etapa, que será no ano que vem”, comemora.
Capitão do time, Arthur Welter ressalta que a experiência vivida em Brasília foi única e que os jogadores deram o máximo na competição. “Sabíamos da importância. Nós podíamos mais, mas infelizmente cometemos um erro e fomos eliminados. Não havia espaço para erros, mas as vivências valeram a pena”, aponta.
Companheiro de equipe, Henrique Ortiz destaca o sentimento de dever cumprido e que as melhores posições ficaram no “quase”. “Corremos, demos nosso melhor, mas não vencemos. Por vezes, a arbitragem influenciou na nossa sequência, mas voltar para cá com esse recebimento é muito importante. Isso já é uma conquista, principalmente para quem sonha em um dia jogar em alto nível”, comenta.
Uma das dificuldades encontradas foi o clima. Ortiz lembra que os alunos tinham problemas em respirar, por conta das temperaturas e ar seco de Brasília. Mesmo assim, a professora de Educação Física e treinadora, Sabrina Muller, comemora o desempenho da equipe. “Levamos o nome da escola e do estado para o Brasil. Representamos Teutônia em um evento que muitos gostariam de disputar. Apesar das adversidades do clima, nossos atletas estavam bem preparados fisicamente e conseguiram se superar”, disse.
Ela ressaltou ainda que o estudo dos adversários contribuiu para a evolução do time e será um aprendizado importante para as próximas competições.
Também professor e atleta, Rodrigo valorizou o trabalho coletivo. “Fiquei mais nos bastidores, mas acompanhei de perto tudo o que a diretora Aline e as professoras Sabrina e Cris fizeram. Sofremos, corremos e vivemos juntos essa experiência. Sei bem a emoção que foi cada momento”, comentou.
Proprietário da Ivo 10, equipe na qual os atletas da Gomes atuam, Olívio da Rosa “Ivo” também esteve presente no evento. Ele recordou que, no passado, atuava em campos pelo “Guri Bom de Bola”, campeonato que se assemelha ao disputado pelo Gomes.
Ivo agradeceu pela oportunidade que o colégio gera aos jovens. “É muito importante dar chances aos jovens para que eles apareçam e cresçam. Mas é necessário que eles as aproveitem. Acredito que eles também pensam assim, principalmente por terem tantas pessoas na torcida e por terem nos enchido de orgulho”, completou.

Crédito: Anderson Lopes