Atleta da Apae Teutônia se classifica para campeonato nacional de Bocha Paralímpica

Keila Demarchi conquistou medalha de prata e garantiu a vaga

300
Keila Demarchi é uma das principais atletas da Bocha Paralímpica - Crédito: Arquivo Pessoal / Divulgação

A bocha paralímpica de Teutônia e do Rio Grande do Sul viveu momento histórico no fim de semana. Entre o sábado e o domingo (25 e 28/9), Joinville (SC) recebeu o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica. A competição definiu os representantes da região Sul (RS, SC e PR) para o Campeonato Brasileiro da modalidade. A delegação gaúcha levou 16 atletas, 16 staffs e sete técnicos, com participação recorde, resultados expressivos e crescimento consolidado do paradesporto estadual.

Entre os destaques da delegação está a jovem atleta Keila Luana Demarchi (16), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Teutônia, que conquistou a medalha de prata na categoria BC2 e garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. A etapa nacional será realizada entre os dias 7 e 13 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ao lado da mãe e assistente esportiva, Anelise Schmitzhaus Demarchi, Keila representará o Rio Grande do Sul na principal competição da modalidade no país.

Além de Keila e Anelise, a Apae Teutônia esteve representada pelos atletas Jones Sebastião Nunes de Moraes (com assistência de Carmem Schmitzhaus Demarchi) e Igor Samuel Beutler Schneider (com assistência de Ivete Maria Schneider), além do técnico Alex Júnior Marin. A coordenadora de Esportes da Apae, Évelin Elisa Aschebrock Pacheco, assumiu a coordenação da delegação gaúcha no Regional Sul.

A participação dos gaúchos recebeu elogios da organização pela postura, união e espírito de cooperação dentro e fora das quadras. Ao todo, foram conquistados quatro pódios e três vagas para o Brasileiro.

Para Keila, o Regional Sul foi um divisor de águas. Em sua primeira participação na competição, a atleta se emocionou com a medalha conquistada e destacou a importância da dedicação e do apoio recebido. “Esse é o meu primeiro campeonato regional e foi uma experiência incrível. Consegui mostrar tudo que aprendi com meus professores e busquei a medalha de prata. Me emocionei muito, porque já consegui um resultado expressivo. Isso mostra que evoluí. Me dedico muito à bocha e sei que esse esporte vai me fazer crescer ainda mais”, ressalta.

A jovem aponta o orgulho em representar a Apae Teutônia, o município e o Rio Grande do Sul. “Poder competir pelo estado inteiro no campeonato nacional me traz muita felicidade. Pude conquistar mais uma medalha e demonstrar a importância da bocha paralímpica para a vida das pessoas. Sou muito feliz com o que faço”, afirma.

Com a vaga assegurada, a expectativa agora se volta para a etapa nacional, na qual a teutoniense terá a oportunidade de enfrentar os melhores do país e seguir com a trajetória promissora no paradesporto brasileiro.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui