Nesta sexta-feira (3/10), a Vigilância Epidemiológica de Teutônia emitiu um alerta sobre a ocorrência de surtos de meningite no Rio Grande do Sul. Até setembro, o município contabilizou dois casos suspeitos de meningite bacteriana em pacientes adultos. Ambos foram notificados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Uma das suspeitas foi descartada e a outra segue em análise. Os dois pacientes foram a óbito.
A situação reforça a importância de a população ficar atenta aos sintomas e às medidas de prevenção. Até o momento, 2025 contabiliza 57 casos de doença meningocócica no estado, número superior ao registrado em todo o ano de 2024 (53). No estado há diversas cidades em alerta, como Vacaria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Canela.
A meningite é uma infecção bacteriana que atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva, tosse, espirros ou contato próximo com uma pessoa infectada. As bactérias responsáveis por mais de 80% dos casos desse tipo de meningite são a Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo b.
Os principais sintomas incluem febre alta súbita, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele. Além disso, os pacientes podem apresentar sensibilidade à luz, confusão mental e sonolência. Em crianças, os sinais de alerta são irritabilidade, moleira elevada e choro persistente.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. É necessário levar documento de identificação, cartão SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação para atualização cadastral.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina gratuitamente. “Enfatizamos a vacinação do adolescente, principalmente contra o HPV (dose única) e a Meningo ACWY (vacina meningocócica conjugada, que protege contra os tipos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da meningite meningocócica e de outras doenças graves) que são aplicadas dos 11 aos 14 anos”, informa Natanael Anastácio, subsecretário de Saúde de Teutônia.
A vacinação nas UBSs do município ocorre no dia 18 de outubro, das 8h às 12h. A população deve aproveitar essas oportunidades para retirar os comprovantes de vacinação para matrículas e rematrículas. Dia extra será em 8 de novembro, das 8h às 12h.


