Neste sábado (18/10), os postos de saúde de todo o Rio Grande do Sul estarão abertos para o Dia D de Multivacinação, ação voltada à atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos. A mobilização integra a Campanha Nacional de Multivacinação, em andamento desde o início de outubro, e marca o Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro.
A campanha oferece uma série de imunizantes que protegem contra doenças preveníveis, como sarampo, HPV, hepatites, meningite, pólio, tétano, entre outras. Para receber as vacinas, é fundamental levar a caderneta de vacinação para avaliação pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Entre os destaques estão a vacina contra o sarampo, com aplicação prevista aos 12 e 15 meses, ganha atenção especial devido ao risco de reintrodução da doença no país e a vacina contra o HPV, normalmente aplicada entre 9 e 14 anos, foi temporariamente ampliada para adolescentes de até 19 anos que ainda não se imunizaram.
A multivacinação contempla crianças menores de 7 anos com vacinas como BCG, pentavalente, pólio, tríplice viral, entre outras. Já a partir dos 7 anos, o foco inclui vacinas como hepatite B, dupla adulto, meningocócica ACWY e HPV.
Teutônia
A ação, que ocorrerá das 8h às 12h, terá foco em duas vacinas de extrema importância para a saúde pública: a HPV (em dose única) e a Meningo ACWY. A vacina Meningo ACWY protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da Neisseria meningitidis, bactéria causadora de doenças graves como a Meningite Meningocócica e meningococcemia. Já a vacina contra o HPV é fundamental para prevenir o câncer de colo do útero.
Para serem vacinados, os adolescentes devem estar acompanhados de um responsável e portar os seguintes documentos:
Documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento);
Cartão SUS;
Comprovante de residência;
Carteira de Vacinação (se possuir).