Vale do Taquari entra na rota nacional do ecoturismo com projeto Caminhos do Vale

75
Crédito: Amturvales / Divulgação

Durante o 8º Seminário Estadual de Turismo de Natureza e o 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso, o Vale do Taquari oficializou o lançamento do projeto Caminhos do Vale do Taquari, parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. “O turismo é a atividade econômica que melhor se associa à preservação ambiental. Ele respeita e valoriza a natureza”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.

A iniciativa representa um marco no fortalecimento do turismo sustentável e na valorização da identidade regional. Com as tradicionais pegadas amarelas e pretas – símbolo nacional das trilhas de longo curso – o Vale passa a integrar uma rede que alia conservação ambiental, geração de renda e desenvolvimento comunitário.

“Esse é um marco para o turismo regional. Ao integrar o Vale do Taquari à Rede Brasileira de Trilhas, mostramos ao Estado e ao país que temos um território preparado, com pessoas comprometidas em fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento e valorização da nossa identidade. Os Caminhos do Vale unem natureza, cultura e comunidade e representam o espírito acolhedor e inovador da nossa região”, diz o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.

Entre os roteiros que compõem o projeto, destaca-se o Caminho de Lourdes, com aproximadamente 250 quilômetros. O trajeto passa por diversos municípios da região, incluindo Progresso, Canudos do Vale, Lajeado, Ilópolis e Encantado, encerrando-se aos pés do Cristo Protetor. Inspirado nas grutas de Nossa Senhora de Lourdes construídas por imigrantes europeus, o caminho resgata tradições de fé e identidade local. A jornada poderá ser realizada a pé, de bicicleta, a cavalo ou com apoio motorizado, ao longo de 10 a 15 dias.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui