Projeto Viva Dadá realiza apresentações em Estrela e Lajeado

Enredo mostra personagens de diversas peças teatrais em uma busca intensa deles pelo papel pricipal na 'oportunidade' da Santa Produtora. Obra mostra de forma cômica os bastidores da arte.

82
Depois do espetáculo, atores explanaram um pouco sobre o dadaísmo e o Teatro Social. Foto: Anderson Lopes

Nesta semana, na segunda e terça-feira (21 e 22/10) o espetáculo teatral “Viva Dadá – Corta & Cola: A Montagem” ocorre pelo Vale do Taquari. Na segunda-feira, a peça foi encenada no auditório da Escola Vidal de Negreiros, em Estrela. Nesta terça-feira, será a vez de Lajedo, no Centro Cultural, às 20h, quando a arte dadaísta será interpretada pelo elenco do Teatro Social Tio Tony.

Teatro Social Tio Tony tem longa trajetória no teatro no sul do Brasil com temas sociais sensíveis. Foto: Anderson Lopes

Realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo Estadual, o Projeto Viva Dadá oferece oficinas e espetáculos gratuitos, percorrendo dez cidades dos vales do Caí, Taquari e Rio Pardo, com o objetivo de promover a arte como meio de expressão criativa, reflexão e liberdade.

De acordo com o idealizador do projeto, ator, dramaturgo e sociólogo Antônio Lopes, o Tio Tony, o projeto tem como missão provocar outros pontos de vista sobre a arte e a vida. “É a história do Teatro Social, com recortes da realidade, misturados em uma comédia satírica cheia de significados”, conta.

A turnê já visitou municípios como São Sebastião do Caí, Montenegro, Bom Retiro do Sul, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, com especial incentivo à participação de estudantes e educadores.

O elenco realizou curso intensivo sobre dadaísmo, ao longo de três meses, em Porto Alegre, com do diretor Marcelo Bulgarelli. Foto: Anderson Lopes

Sobre o “Viva Dadá”

Inicialmente previsto para o ano passado, o projeto teve seu cronograma estendido devido às enchentes que afetaram o estado. Além das atividades presenciais, como oficinas e apresentações, a iniciativa inclui outros produtos culturais que serão lançados futuramente.

O espetáculo é dirigido por Marcelo Bulgarelli, especialista em bioarte e biomecânica, com trajetória internacional e reconhecimento no Brasil. A montagem combina humor, improviso e linguagem experimental, refletindo a essência do dadaísmo e incentivando uma postura criativa e desprendida de regras.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui