13ª Rústica reúne 400 participantes em Fazenda Vilanova

Município homenageou atleta símbolo do esporte vilanovense

111
Paola conquistou 1º lugar geral feminino nos 3 quilômetros - Crédito: Arquivo Pessoal / Divulgação

Fazenda Vilanova viveu uma manhã de emoção e reconhecimento no domingo (19/10) com a 13ª Rústica Municipal – evento que, além de reunir quatro centenas de atletas, prestou uma homenagem à jovem corredora vilanovense Paola Horst, destaque e referência regional com sua trajetória, mesmo ainda tão nova.

Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com o Sesc Lajeado, a Rústica de Fazenda Vilanova teve cerca de 400 participantes, de diferentes faixas etárias.

As provas começaram às 8h30, em frente à prefeitura, com percursos de 200, 400, 800 metros e 1,2 quilômetro para crianças e adolescentes, e trajetos de 3 e 6 quilômetros para os adultos. O circuito principal passou pela Avenida Rio Grande do Sul, ruas Vinte e Dois, Imigrante, Igrejinha, das Indústrias, Encantado e Porto Alegre. Após isso, retornou para a largada.

Cada inscrito colaborou com 1 quilo de alimento não perecível, o que resultou em cerca de 250 quilos arrecadados, que serão destinados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

O momento mais marcante da manhã foi a homenagem prestada a Paola Horst (20) e símbolo do esporte vilanovense. A atleta, que iniciou no atletismo aos 9 anos e hoje acumula mais de 280 troféus e 700 medalhas, foi celebrada pela comunidade com uma honraria especial entregue pela prefeitura. Emocionada, Paola retribuiu o carinho após vencer a prova de 3 quilômetros com o tempo de 11min13seg, o que a levou ao 1º lugar geral feminino.

“Foi um fim de semana inesquecível. No sábado, corri 10 quilômetros em Guaíba e fiquei no 1º lugar geral. Já no domingo, em Fazenda Vilanova, conquistei novamente a ponta na minha cidade, onde tudo começou. Fui surpreendida com uma homenagem linda, que me emocionou demais. Não esperava receber uma taça com meu nome e um agradecimento tão especial. Virou o meu troféu favorito”, destaca.

Paola recorda o início da carreira e valoriza quem a acompanha na trajetória. “Comecei a treinar com 9 anos, ainda na escola do interior, com o professor Daniel Sehn. Desde então, o atletismo virou parte da minha vida. Hoje tenho o privilégio do apoio da minha equipe, ANR, do treinador Lázaro Velázquez, que monta meus treinos com tanto cuidado, além de minha família e dos amigos, que sempre acreditam em mim. É uma alegria ser reconhecida na cidade onde dei meus primeiros passos”, completa.

A atleta também simboliza o fortalecimento da modalidade na região. Paola representa uma nova geração de corredores do Vale, que transformam a corrida em estilo de vida e exemplo de superação. Sua dedicação e conquistas a colocam entre os principais nomes do atletismo estadual, principalmente por servir como referência para o esporte local.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui