No dia 14 de outubro, o município de Teutônia foi palco de um grande encontro promovido pela Sicredi Ouro Branco RS/MG, que reuniu mais de 700 crianças, jovens e profissionais da educação envolvidos nos programas sociais da cooperativa. O evento, intitulado “Interesse pela comunidade + Educação de qualidade = Transformação Social”, marcou um momento inédito de integração regional entre os dois programas de educação promovidos pela cooperativa.
A programação contou com apresentações teatrais, palestras, exposições de trabalhos desenvolvidos nas escolas, dinâmicas de grupo e um almoço coletivo.
Entre os participantes, estiveram cerca de 380 dos 1,8 mil cooperados das 41 Cooperativas Escolares em funcionamento nos sete municípios de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG. O programa, desenvolvido desde 2016, incentiva o empreendedorismo, a cooperação e a responsabilidade social entre estudantes e educadores. Atualmente, as cooperativas estão presentes em escolas municipais, estaduais, particulares e também em uma escola especial (APAE), impactando direta e indiretamente cerca de 94 mil pessoas ao longo de sua trajetória.
Também participaram 320 líderes de turmas do 6º ao 8º ano, integrantes do programa Jornada de Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa mobiliza professores, estudantes e famílias na construção de hábitos financeiros sustentáveis, com base em cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar. Implantado em 2019, o programa já beneficiou mais de 74 mil pessoas nos Vales do Taquari e Caí, com 5 mil estudantes atualmente participantes em 48 escolas de 16 municípios.
Momentos de aprendizado
Durante a manhã, os participantes se reuniram na Associação da Água, em Teutônia, onde prestigiaram a peça teatral #Juntos. Após o almoço coletivo, as atividades foram divididas: os integrantes das Cooperativas Escolares permaneceram no local para mais uma edição do Intercoopes, enquanto o grupo da Jornada seguiu para a sede administrativa da Sicredi Ouro Branco RS/MG, onde ocorreu a Conferência Regional de Educação Financeira.
Depoimentos que inspiram
Entre os participantes, Claudiane Flores, professora e coordenadora do programa Cooperativa Escolar em Capela de Santana, destacou o impacto das iniciativas no desenvolvimento dos jovens. “É incrível como esses espaços e programas podem transformar vidas, permitindo que as crianças se tornem mais confiantes e desenvolvam habilidades essenciais. A evolução deles, que passa da timidez inicial até a disposição para falar em público, é apenas um sinal claro do impacto positivo que estes programas têm. Isso não só ajuda no desenvolvimento de lideranças, mas também fortalece o senso de pertencimento e a autoestima dos jovens”, avalia.
Na mesma linha, Diego Henrique Beineke, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, de Westfália, ressaltou a importância da educação financeira na formação cidadã. “É notório como a participação dos jovens nos programas colabora para uma melhor compreensão do ambiente financeiro. Em um mundo cada vez mais digital, inclusive o dinheiro, muitos jovens ainda não entendem nem de onde ele vem, qual o seu real valor, a dificuldade de obtê-lo, e assim como usá-lo de forma consciente”, explica.


