Certa lança curso sobre produção de tomate sem uso de agroquímicos

194
Crédito: Emater/RS-Ascar

O Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) realizou a edição inaugural do Curso de Produção de Tomate sem Utilização de Agroquímicos nos dias 29 e 30 de outubro. A atividade, considerada um curso piloto, foi voltada a extensionistas da Emater/RS-Ascar e teve como objetivo testar e aperfeiçoar o conteúdo que será oferecido aos agricultores a partir de novembro.

Segundo o coordenador do Certa e extensionista da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger, o curso foi estruturado para abranger toda a cadeia produtiva do tomate, desde o planejamento até o manejo final. “Essa é uma capacitação que foi pensada na ideia de abarcar toda a cadeia produtiva, em um tipo de cultivo que tem grande potencial para crescimento na região”, aponta.

Com aulas teóricas e práticas, o curso abordará temas como estrutura produtiva, localização da estufa, preparo do substrato, enchimento dos vasos, manejo de plantas, espaçamento, raleio e limpeza. Também estão incluídos conteúdos sobre irrigação, fertirrigação, nutrição, análise de solo e condutividade elétrica, além do estudo das principais pragas e doenças que afetam a cultura.

Outro diferencial da capacitação é o enfoque na viabilidade econômica e no cenário de mercado, auxiliando o agricultor a planejar seus investimentos de forma mais segura e sustentável. “É importante que o agricultor tenha o panorama mais completo possível, até mesmo antes de implantar as estufas ou fazer o investimento”, afirma Berwanger.

As inscrições para a primeira turma de agricultores estão abertas e o curso ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Certa, em Teutônia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99935-9236 ou pelo e-mail [email protected].

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui