Os Grupos Folclóricos de Estrela mais uma vez levaram a alegria e a tradição da dança alemã a região. O mês de outubro é tradicionalmente ligado à tradição germânica, com um ritmo intenso de apresentações. Durante o mês, o grupo realizou 8 apresentações com 7 categorias em diferentes cidades em apenas uma semana.
Destas, seis apresentações foram na 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a maior do estado. Foram seis categorias, quase 200 dançarinos, que fizeram apresentações em vários ambientes da festa.
Os estrelenses dançam na Oktoberfest de Santa Cruz desde a 1ª edição, em 1984. “É uma tradição muito bonita”, afirma o coordenador dos grupos folclóricos e secretário de Cultura de Estrela, Andreas Hamester.
Além disso, o grupo se apresentou na Oktoberfet de Lajeado para mais de 3 mil pessoas no dia 4 de outubro.
As atividades do mês ainda incluíram participações nos bailes de Kerb da Linha Lenz e da comunidade São Vito, em Novo Paraíso. Fora do estado, os grupos também marcaram presença na Oktoberfest de Blumenau e na Fenarreco, em Brusque, Santa Catarina. Em Estrela, os dançarinos participaram do Festival Cultural do Colégio Martin Luther.
Próximas apresentações
Com o sucesso das apresentações recentes, o grupo já se prepara para novos compromissos. Os Grupos Folclóricos de Estrela bateram um recorde de apresentações neste ano. Até a segunda-feira (27/10), já eram 75 espetáculos. De acordo com o coordenador, Andreas Hamester, serão mais de 80 apresentações até dezembro.
Entre elas, destaca-se um destino internacional: Argentina. A apresentação será em Buenos Aires, no dia 22 de novembro, em parceria com o grupo folclórico Die lustigen Tiroler, conhecido por seu trabalho de preservação e divulgação das danças tradicionais austríacas.
Em novembro, o grupo irá visitar Porto Alegre, Nova Santa Rita e Garibaldi. Também terão mais duas apresentações em Estrela.
Ainda neste ano, os dançarinos se preparam para embarcar em uma turnê em Foz do Iguaçu, no Paraná, neste mês. A viagem será destinada exclusivamente à categoria sênior e será marcada por momentos de lazer e convivência. As apresentações ocorrerão nos próprios hotéis, algumas destinadas ao público interno e outras abertas aos visitantes.
As performances encerram o ciclo anual de apresentações e dão início a novos desafios e projetos em 2026.


