“Escudo da região”, CRPO celebra 27 anos e homenageia destaques com Comenda

155
CRPO homenageou 24 pessoas por suas atuações me prol da segurança pública regional / Crédito: Lucas Leandro Brune

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Taquari comemorou os 27 anos de atividades na manhã desta sexta-feira (14/11), em evento realizado no auditório Ruben Neitzke da Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado.

O ato contou com a entrega da Comenda Vale do Taquari para distinguir cidadãos militares, civis, entidades ou empresas que se destacaram por atitudes, dedicação ou capacidade profissional para elevar o grau de segurança pública na região, em ações de real benefício da qualidade de vida da região ou de apoio ao CRPO.

A entrega da comenda aos 24 homenageados foi realizada pelo comandante geral da BM no RS, coronel Cláudio dos Santos Feoli; subcomandante geral coronel Douglas da Rosa Soares; chefe do Estado Maior da BM, Luigi Gustavo Soares Pereira; e pelo comandante do CRPO, coronel Samaroni Zappe.

“Esta honraria representa o reconhecimento público pelo trabalho e contribuição com a segurança pública. Cada homenageado é símbolo d Sao lideranças que com ações e apoio para tornar possível termos nova sede, em área fora de cota de inundação. Ampliaram capacidade de resposta e promovem integração entre instituições. Que seja convite para seguirmos juntos em prol da paz e ordem da população do Vale do Taquari”, disse Zappe em trecho do discurso.

O comandante-geral da BM, Cláudio Feoli, falou sobre reflexão a cada aniversário. “Estar aqui no aniversário no CRPO VT é muito significativo para nós, porque é o último que comparecemos na ativa – vamos à reserva em fevereiro de 2026. A marca deste comando é a resiliência, comprovada nas enchentes e na reconstrução”, salienta.

“Nossa reverência aos militares e também ao povo do Vale do Taquari. Se a comunidade entregamos virtude, compromisso e dever, devemos reconhecer que marcas morais são impressas na alma do povo do Vale e inspiram todo país a seguir em frente”, acrescenta.

O comando estadual e regional se destacaram pelas reduções dos indicadores criminais. “As estatísticas são importantes, mas também é a confiança do povo nas instituições e nos policiais militares, que fazem valer diariamente”, conclui Feoli.

Agraciados com a Comenda do CRPO VT
Major Migotto
Tenente Railander
Soldado Dias
Vice-prefeita Andréa Suzana Barth – representa o prefeito Sidinei Eckert de Arroio do Meio
Alexandre Luís Gerhardt – Protepac / Teutônia
Capitã médica Marília
Sargento Edinei
Carine Schwingel – prefeita de Estrela
Laila Maria da Silva – psicóloga CRPO
Anderson Roberto Mallmann – Tiro Sete de Cruzeiro do Sul
Sargento Hansen
Soldado Domingues
Soldado Lima
Dieres K. Martins – presidente da Alsepro (Lajeado)
Antônio da Silva – gerente da Acil
Tenente Macena
Tenente Reis
Soldado Júnior
Nelcir José Zambiasi
Arlindo Plácido Baldo – Baldo SA de Encantado
Sargento Weber
Soldado Núbia
Marcelo de Moraes Hartz
Cláudio Goldstein – Presidente do Instituto Cultural Floresta

O Comando

O CRPO Vale do Taquari foi fundado em 23 de outubro de 1998 e é responsável pela segurança ostensiva de 31 municípios do Vale do Taquari. Conta com dois batalhões: 22º BPM (sede em Lajeado) e o 40º BPM (sede em Teutônia). A missão é Proteção da vida em nossa comunidade.

O comandante do CRPO VT, coronel Samaroni Zappe, destacou as presenças dos comandantes estaduais e pela confiança de estar à frente do que definiu “o meu Vale do Taquari”. “Com honra e gratidão celebramos os 27 anos do comando regional. A data representa mais que um marco temporal: trajetória de dedicação e compromisso com segurança e bem-estar da sociedade. Enfrentamos inúmeros desafios com o propósito de combater o crime e fortalecer os laços com a comunidade”, salienta.

“Além de promover paz social, também permite o desenvolvimento das cidades: porque segurança é pilar fundamental para o desenvolvimento, por trazer confiança de moradores e investidores”, complementa.

Referiu-se aos momentos delicados das catástrofes, com presença da BM no resgate, na evacuação de áreas de risco e nos apoios às famílias. “Foi essencial para garantir a ordem e devolver a esperança em meio ao caos”, sintetiza.

Em 2025, a região obteve resultados expressivos no combate à criminalidade, com redução de índices: -42% nos homicídios, -39% nos roubos veículos, -20% nos furtos de veículos; 5% furtos a estabelecimentos e residências.

Zappe destacou o uso de inteligência, tecnologia e operações junto com as demais instituições de segurança. Agradeceu aos prefeitos por investir na segurança pública e ajuda na reconstrução dos quartéis.

“Aos homens e mulheres que merecem respeito da sociedade pelo trabalho incansável que realizam: minha continência. O CRPO é o verdadeiro escudo de proteção da região”, finaliza.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui