Estrela acende a luz do Natal do Recomeço

Com árvore que homenageia heróis anônimos e decoração ressignificada, município inaugura Natal da retomada

40
Público encheu a praça para apreciar as atrações - Crédito: Anderson Lopes

A cidade de Estrela oficializou a magia do Natal na noite de sexta-feira (28/11), em uma cerimônia que foi muito mais que uma simples festividade. Sob o tema de reconstrução, o evento na Praça Menna Barreto marcou o início do Natal, um momento carregado de simbolismo, beleza e homenagens à força comunitária. Foi realizado ainda o primeiro sorteio da Campanha Estrela Premiada, uma iniciativa da Administração Municipal, com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis).

Patrocinada pela iniciativa privada, a decoração encantou com borboletas iluminadas que mexem as asas, anjos, um chafariz luminoso e estrelas confeccionadas pela artista plástica Lany Pinto Machado, que utilizou chapas de raio-X descartadas para criar símbolos de luz e ressignificação.

No entanto, um dos símbolos mais emocionantes estava em frente ao antigo prédio da Polar: Uma simples decoração, uma árvore de Natal feita de luzinhas, adornada com bolas personalizadas. Cada esfera traz o nome de um voluntário que atuou heroicamente durante as enchentes que assolaram a região em 2023 e 2024, incluindo os muitos heróis anônimos.

“Cada bolinha tem o nome de quem iluminou a vida de alguém”, destacou a organização, transformando o adorno em um memorial vivo de gratidão e solidariedade. A inclusão dos nomes é espontânea, sendo possível colocar o nome de outras pessoas que ajudaram e ficaram no anonimato.

Emoção em discurso

O grande público presente acompanhou as falas da prefeita Carine Schwingel. “O Natal faz nascer nos corações o desejo de recomeçar. Vivemos um ano desafiador e escolhemos seguir juntos. É por isso que cada luz acesa em nossa cidade representa a força de quem não desistiu”, afirmou.

O vice-prefeito Márcio Mallmann enfatizou o sentido de retomada. “É um momento de dizer que é possível, que nós precisamos nos unir e celebrar a vida. Queremos trazer de novo esse espírito natalino para curar as feridas, tanto no âmbito material quanto emocional”, citou ele.

Mallmann também conectou o sentimento de união à recuperação econômica: “Vamos movimentar o comércio, que está bastante fragilizado. Esse movimento do Natal vai ser muito importante para que eles possam alavancar suas vendas”.

Sobre as lições que ficam, Mallmann foi categórico: “É possível, temos que ter esperança. A vida vale a pena. Podemos fantasiar e idealizar, mas o pior cenário é perder a esperança. É isso que queremos acender no coração das pessoas”.

O ponto alto da noite foi a espetacular chegada do Papai Noel, que desceu de rapel do alto de um prédio de 11 andares ao lado do Memorial de Estrela. Ele e a Mamãe Noela subiram ao palco, receberam a chave da cidade das mãos da prefeita Carine e seus dois filhos menores, em um momento de pura emoção. O casal natalino ainda interagiu com as crianças, distribuindo balas.

A programação teve também o sorteio da Estrela Premiada, com eletrodomésticos e produtos do comércio local, e o show do humorista Paulinho Mixaria, fechando uma noite dedicada à fé no futuro, à valorização dos voluntários e à crença de que, mesmo após a adversidade, a comunidade sabe se reunir para celebrar a vida e reacender a esperança.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui