Lajeado recebe lançamento regional da 3ª Festa da Pitaya

Evento consolida Sério como referência em turismo e agricultura alternativa

45
Ex-BBB Matteus Amaral foi anunciado como embaixador oficial da festa - Crédito: Thiago Maurique

O espaço gourmet da agência da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado, foi palco do lançamento oficial da 3ª Festa da Pitaya. Realizado na noite de sexta-feira (28/11), o encontro representou o prenúncio da feira, que ocorre entre os dias 5 e 8 de março de 2026, no município de Sério.

O evento reuniu autoridades regionais e estaduais, imprensa, lideranças empresariais e representantes da comunidade e reforçou a dimensão que a feira ganha no Vale do Taquari e em todo o Rio Grande do Sul. Entre os presentes esteve o ex-BBB Matteus Amaral, anunciado como embaixador oficial da festa.

Presidente da 3ª Festa da Pitaya e também da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Sério (Assias), Sandro Mattei ressaltou a escolha de Lajeado como local do lançamento regional. Segundo ele, a cidade foi escolhida por ser a maior da região e o município-mãe de Sério.

“Ontem [quinta-feira] fizemos o lançamento em Sério, voltado à nossa comunidade, e hoje estamos aqui para apresentar a feira à imprensa e às autoridades em nível regional”, assinalou.

Sandro também destacou que a organização buscou corrigir pontos observados nas edições anteriores, especialmente em relação à logística e estacionamento, diante do grande número de visitantes. “Já estamos preparados para receber um público ainda maior, com áreas específicas de estacionamento e transporte por ônibus até o parque”, destaca.

De acordo com Mattei, a pitaya se tornou muito mais do que uma simples cultura agrícola para o município e hoje representa o cartão-postal de Sério. “É um cultivo ligado à agricultura familiar, que gerou inclusive o primeiro refrigerante de pitaya do Brasil, com grande repercussão”, reforçou ele.

Prefeito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas aponta que a feira nasceu dentro da comunidade, mas hoje já ultrapassa as fronteiras do município. “A Festa da Pitaya ganhou uma importância regional e até estadual. Estar em Lajeado é uma forma de dizer que o evento chegou com força total e tem potencial para crescer por muitos anos”, acredita.

Segundo ele, o caráter exótico e diferenciado da fruta é um dos principais atrativos do evento, por ser uma fruta bonita, saborosa e saudável, que desperta curiosidade. “As pessoas vêm conhecer as plantações, experimentar o refrigerante, o chope, o sorvete e outros derivados. Esse diferencial é o que faz da nossa feira algo único”, concluiu o prefeito.

Repercussão estadual

Representando o governo do Estado, o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edvilson Brum, ressaltou o apoio ao evento e a relevância da pitaya como alternativa de renda no meio rural. Segundo ele, uma festa como essa agrega valor significativo para a produção local, fomenta a economia, gera emprego, renda e oportunidade. “Além disso, há um casamento muito importante entre agricultura e turismo, motivo de comemoração para nós”, aponta.

Para Brum, a Pitaya é uma das culturas com maior potencial de sucesso no Rio Grande do Sul, apesar de ainda ser pouco cultivada no estado. “A parceria com a Emater e o engajamento dos produtores mostram que ela pode se tornar uma importante fonte de renda”, alegou.

O secretário também relacionou a Feira da Pitaya às iniciativas de retomada do Vale do Taquari, como a Aquibom. Segundo ele, a feira em Bom Retiro do Sul é exemplo de reinvenção regional. “Depois de tudo o que enfrentamos com as cheias, surgem essas iniciativas, que se tornam alicerce para a reconstrução econômica e social do nosso Vale”, concluiu.

Presidente da Aquibom, Mauro Hauschild afirma que as grandes festas e feiras promovidas na região cumprem o papel de unir o Vale do Taquari. Segundo ele, o público que frequenta um dos eventos costuma ir em todos. “Quanto mais a gente divulgar e mostrar o quanto esses eventos são bonitos, organizados e atrativos, melhor para toda a região”, destaca.

Sobre a feira

A 3ª Feira da Pitaya acontece nos dias 5 a 8 de março de 2026, com entrada franca. O evento reúne uma ampla programação com shows culturais e musicais, exposição de carros antigos, motos e veículos 4×4 off-road, gastronomia, seminários, city tour e diversas outras atrações. Um dos destaques da programação será o show nacional com a dupla Rick & Renner.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui