Assinado contrato da Ponte dos Vales

Governo do Estado, por meio do Daer, anunciou oficialmente a assinatura do contrato com o Consórcio Gaúcho Novo Vale para a construção da Ponte dos Vales.

88
Além da Ponte dos Vales e demais obras rodoviárias, reativação da hidrovia e da ferrovia e melhorias no Aeródromo de Estrela também fazem parte das reivindicações / Crédito: Maciel Fischer - Divulgação

Obra vai ligar Cruzeiro do Sul a Estrela e desafogar o tráfego da BR-386, principalmente na ponte sobre o Rio Taquari, contrato foi firmado nesta quinta-feira, segundo o presidente da CIC-VT Ângelo Fontana.

A esperada assinatura do contrato para a execução da Ponte dos Vales ocorreu nesta sexta-feira, conforme confirmou o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Angelo Fontana. A informação foi dada após uma semana de mobilização das entidades da região, preocupadas com os prazos para utilização dos recursos do Fundo do Plano Rio Grande (FunRig).

A confirmação do andamento final do processo ocorreu após reuniões realizadas ao longo da semana com o governo do estado. Na quarta-feira, durante o anúncio de um pacote de obras de resiliência para o Vale do Taquari, as entidades cobraram a formalização do contrato da ponte.

“O governador esteve aí na região apresentando análise técnica das opções que tinham sido levantadas e viabilizando então a Ponte dos Vales”, explicou Fontana. Ele detalhou que todas as etapas anteriores, incluindo a aprovação no Tribunal de Contas e a escolha do consórcio executor, já foram superadas.

O consórcio vencedor, formado por empresas gaúchas, apresentou uma proposta que gerou uma economia de aproximadamente R$ 74 milhões em relação à expectativa inicial de custo do governo. “Ou seja, uma ponte mais econômica”, destacou o presidente da CIC-VT.

O principal entrave era o tempo, devido ao prazo para aplicação dos recursos do FunRig que está se esgotando. No entanto, as gestões junto ao governo surtiram efeito. “A gente teve na quarta-feira a garantia de que a ponte realmente está OK e que o governador estaria liberando naquele mesmo dia o processo para andar e chegar ao dia de hoje, que é sexta-feira, e termos esse contrato assinado. Então, essa é a grande notícia”, comemorou Fontana.

Importância estratégica da obra

Mais do que uma ligação entre dois municípios, a Ponte dos Vales é vista como uma obra de impacto regional e estadual. “Ela é uma ponte alternativa, ela é uma ponte que vai desafogar o trânsito de quem vem do lado de Venâncio Aires, do próprio Cruzeiro do Sul, de Brochier e nós também vamos ter uma alternativa de mobilidade para qualquer eventualidade que a gente tenha na BR-386, principalmente no trecho entre Lajeado e Estrela”, explicou Angelo Fontana.

A nova ligação deve melhorar significativamente o escoamento da produção e a fluidez do tráfego, conectando também o fluxo que vem da Serra Gaúcha e de regiões produtoras de grãos.

Questionado se a assinatura sairia de fato nesta sexta, Fontana foi enfático: “A garantia que se tem é de que o governador mandou esse processo para a frente, né? Ele está andando. E hoje nós teríamos a assinatura”.

A expectativa agora é que, com a formalização do contrato, as obras da Ponte dos Vales possam ser iniciadas em breve, trazendo alívio para o trânsito e desenvolvimentopara toda a região do Vale do Taquari.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui