As atletas do Baile de Munique, de Teutônia, estão em Foz do Iguaçu (PR) desde o domingo (14/12) para a disputa da Copa Mundo do Futsal, em uma participação marcada por superação, mobilização e resistência fora das quadras. As equipes das categorias Sub-11 e Sub-15 chegaram ao Paraná após enfrentarem uma série de dificuldades nos preparativos da viagem, provocadas pela suspeita de desvio de recursos arrecadados ao longo do ano.
Mesmo diante do cenário adverso, as equipes já entraram em quadra e começaram a disputa da competição. Na Sub-15, a estreia aconteceu na segunda-feira (15/12) no ginásio da Guarda Mirim, com derrota por 2 a 1 para o Hernandárias. A equipe voltou a jogar nessa terça-feira (16/12) contra a Juventas, no Centro Esportivo Pôrdo Sol e garantiu a primeira vitória, pelo placar de 3 a 1.
O último compromisso da categoria na fase inicial ocorre nesta quarta-feira, às 8h30, diante da AAFS Copel, na Arena Sesc.Na categoria Sub-11, a estreia ocorreu na noite de segunda-feira, também no ginásio da Guarda Mirim, com revés por 6 a 1 diante do Santo André, de São Paulo.
Já na manhã de terça-feira, o Baile de Munique fez jogo equilibrado contra Londrina, mas acabou derrotado por 3 a 2 no Ginásio Libertadino Benedet. A equipe encerra a participação na fase classificatória hoje, às 8h, contra o Foz do Iguaçu, no ginásio STTHFI.
Até o momento, os gols das equipes teutonienses na Copa Mundo do Futsal foram marcados por Júlia Gewehr, Kassiely Zanatta (que balançaram as redes 2 vezes), além de Beatriz de Azevedo e Brenda Oliveira.A mobilização das famílias permanece mesmo com as equipes já em competição.
As doações seguem sendo recebidas por meio de pix. A chave é o telefone (51) 99793-3638, em nome de Karina Gois Lessa Maciel Celente, no banco Banrisul, com o objetivo de minimizar os impactos financeiros causados pela situação.
Nota de esclarecimento
Por meio das redes sociais, o Baile de Munique divulgou uma nota que fala sobre o momento vivido pelo clube, atletas e pais e responsáveis pelas meninas.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nós, do Baile de Munique, viemos a público esclarecer a situação enfrentada por nossa equipe feminina às vésperas da Copa Mundo do Futsal, realizada de 15 a 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR).
Nossas atletas das categorias sub-11 e sub-15 vinham se preparando desde o início do ano, com treinos intensos e ações de arrecadação para custear a viagem. Infelizmente, constatamos que os valores arrecadados não estavam mais disponíveis, havendo indícios de um suposto desvio de recursos, que pode ultrapassar R$ 40 mil, envolvendo o então treinador da equipe.
Ainda assim, diante das dificuldades, nos unimos e, com muito esforço coletivo, conseguimos garantir o embarque das atletas, que já estão competindo em uma das maiores e mais importantes competições de futsal de base do país, tendo a honra de representar o município e sendo um dos poucos times do Rio Grande do Sul a disputar a Copa.
A mobilização segue ativa para cobrir despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Agradecemos profundamente todo o apoio e solidariedade recebidos. Seguimos unidos, com transparência, força e determinação, certos de que o Baile de Munique é maior do que qualquer dificuldade.”

Crédito: Divulgação


