O município de Roca Sales viveu um fim de semana agitado e recheado de nostalgia. Após décadas, a tradicional Gincana foi retomada e resgatou o pertencimento e a alegria que era vista pelas ruas da cidade antigamente.
Com início na sexta-feira (12/12) e encerramento no domingo (14/12), a Gincana Roca 70 era uma das programações mais aguardadas do calendário comemorativo aos 70 anos do município.
Isso se provou quando o evento parou e transformou a cidade em um ambiente de muitos desafios, interação e convívio entre as comunidades, com residentes de diferentes idades, bairros e famílias voltados a celebrar a história do município por meio das atividades.
Durante os três dias, a rotina voltada ao trabalho deu lugar a provas que exigiram preparo físico, raciocínio, criatividade e muito coletivo.
As tradicionais equipes de antigamente voltaram: Movi Mente, Pé na Lama e AntiVírus ocuparam ruas, praças e espaços, com a disputa que ficou marcada pelo respeito, cooperação e animação. O que mais alegrou os organizadores foi a presença massiva dos roca-salenses.
A população passou por períodos conturbados recentes. As cheias e tragédias naturais afastaram o brilho do olhar dos munícipes, que agora puderam festejar juntos novamente. Vale ressaltar que a “velha guarda” dos eventos antigos voltou à ativa e representou os mesmos grupos da época.
Depois de provas de diversos temas, a equipe AntiVírus alcançou o melhor desempenho e ficou com o título, após somar 496,4 pontos. A Pé na Lama terminou na 2ª colocação, com 459,6, enquanto a Movi Mente fechou a competição em 3º lugar, com 363 pontos.
O ato de encerramento ocorreu na Praça Júlio Lengler, com pronunciamentos que reforçaram o significado da retomada da gincana. O prefeito Jones Wünsch “Mazinho” ressalta que o evento simboliza a capacidade de união da comunidade e afirma que a proposta é manter a gincana como uma atividade permanente no calendário do município.
Mazinho ainda diz que se surpreendeu com o evento. “Foi muito bom. Ter essa grande presença de público e podermos reunir a população em prol de uma atividade é gratificante”, destaca.
O prefeito ainda ressalta que o evento fez jus ao apelido da cidade. “Roca Sales deu exemplo de civilidade. Mostramos, na prática, o verdadeiro sentido do título de Cidade da Amizade. Independente de quem esteja na administração pública, este é um evento que veio para ficar, e vamos repetir a gincana no ano que vem”, afirma ele.
A organização do evento, conduzida por Gastão Gugel e sua equipe, também foi destacada pela Administração. A condução dos trabalhos foi apontada como decisiva para o retorno da gincana após mais de 20 anos.
O evento resgatou uma tradição que faz parte da memória coletiva de Roca Sales. A noite de encerramento teve a premiação das equipes e show da Banda Bandidos da Noite.



Crédito: Yasmin Schwab / AI Roca Sales / Divulgação


