O Baile de Munique encerrou sua participação na Copa Mundo do Futsal Feminino de Base 2025 no sábado (20/12), em Foz do Iguaçu (PR), e traz muito mais do que resultados em sua bagagem. A presença da equipe na competição foi marcada por superação, resiliência e pela força de atletas e famílias que se recusaram a desistir diante do suposto golpe financeiro aplicado pelo antigo treinador da equipe.
A viagem ao Paraná quase não aconteceu. Após um período de apreensão e incertezas, as meninas viveram dias de ansiedade sobre a possibilidade de entrar em quadra. O cenário contrastava com o torneio, considerado um dos mais relevantes do futsal feminino de base. Ainda assim, com o esforço incansável dos pais e o apoio de pessoas que acreditaram no projeto, o Baile de Munique conseguiu competir e representar Teutônia.
Dentro de quadra, o reflexo de tudo o que foi vivido fora dela esteve presente desde o primeiro jogo. As categorias Sub-11 e Sub-15 enfrentaram adversárias qualificadas e o peso emocional de uma trajetória recente marcada por dificuldades. Mesmo assim, os resultados vieram acima do esperado, especialmente diante do contexto enfrentado pelo grupo.
Na categoria Sub-15, a equipe demonstrou maturidade e foco e garantiu a classificação para o mata-mata com a 3ª colocação do Grupo E. Foram três partidas disputadas, com uma vitória importante diante da Juventas, da Colômbia, que assegurou a vaga nas oitavas de final.
A caminhada foi interrompida apenas diante do Dellas Gol Futsal, do Rio de Janeiro, adversário de alto nível técnico. Já a equipe Sub-11 se despediu ainda na primeira fase, com experiência em um torneio de grande visibilidade e exigência.
Além das posições ou eliminações, a participação do Baile de Munique ficou marcada pela capacidade de seguir em frente quando tudo parecia conspirar contra. As atletas mostraram que o sonho de jogar, competir e evoluir falou mais alto do que qualquer obstáculo.
A Copa Mundo do Futsal 2025 entra para a história das meninas como um capítulo de luta, união e aprendizado, o que reforça que seu futuro segue construído com coragem, apoio e muita determinação.
Vale destaque que a meta da mobilização era atingir R$ 40 mil, valor que ajuda a reduzir o custo que ficaria aos pais. Até então, foram arrecadados mais de R$ 25 mil e a campanha segue aberta aos interessados, através da chave Pix (51 99793-3638), em nome de Karina Gois Lessa Maciel Celente.


