A temporada de 2026 do futebol amador no Vale do Taquari começa a ser desenhada. A expectativa é de que pelo menos 14 municípios organizem campeonatos ao longo do ano, com reuniões e definições já em andamento.
Os calendários mais adiantados são de Boqueirão do Leão e Progresso. Nova Bréscia e Putinga, que iniciam seus municipais em 18 de janeiro, aparecem na sequência, enquanto a maioria das competições deve começar após o Carnaval.
Porém, nem todas as cidades estarão em campo. Canudos do Vale, que retomou o municipal em 2025, não realizará a competição de futebol de campo em 2026. A desistência de um dos clubes inviabilizou o torneio, e a alternativa encontrada pela coordenação de esportes é a realização de um campeonato de futebol sete.
Em Encantado, uma primeira reunião com os clubes já definiu pontos importantes do regulamento. A competição será novamente disputada aos sábados. Nesta edição, cada equipe poderá inscrever um goleiro de fora do município e dois atletas residentes em cidades vizinhas. O início do campeonato está projetado para fevereiro.
Outros municípios ainda avaliam a viabilidade de retorno das competições. Travesseiro, Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul devem iniciar conversas com os clubes nos próximos dias para decidir sobre os torneios.
Enquanto os planejamentos seguem, a bola já rola em Boqueirão do Leão. No domingo (4/1), o São José do Matão recebeu o Juventude da Linha Araçá pela 3ª rodada. Na categoria Aspirantes, melhor para o Juventude, que venceu por 1 a 0, com gol de Gabriel Fernandes.
Na categoria Principal, o São José do Matão fez valer o mando de campo e venceu por 3 a 1. Carlos Henrique fez duas vezes e Carlos Santos completou o placar, enquanto Luís Henrique Freitas descontou para o Juventude.
Em Progresso, os jogos foram cancelados no fim de semana. O falecimento de um jogador e as más condições do campo causaram a transferência de datas. A competição deve ter a 4ª rodada no próximo domingo (11/1).
Já os municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Estrela, Imigrante, Lajeado, Paverama e Taquari também têm datas e formatos em discussão, com início concentrado entre fevereiro e março.
Enquanto isso, Roca Sales vive situação complicada. O alto custo de jogadores e supostas exigências que inflacionaram os valores são empecilhos para a realização do campeonato, que pode ter apenas uma categoria em disputa. Uma nova reunião deve ocorrer durante a semana para definições.
O cenário aponta para mais uma temporada movimentada no futebol amador do Vale do Taquari, marcada por ajustes no formato das competições e pela manutenção de tradições, que seguem com a mobilização de atletas, dirigentes e, principalmente, comunidades.


