Intermunicipal 2026 terá clássicos e iniciará dia 22 de fevereiro

143
Reunião técnica definiu os confrontos da primeira fase // Crédito: Lucas Leandro Brune

O Campeonato Intermunicipal Sicredi Certel chega à quarta edição em 2026. A Associação dos Clubes Amadores de Teutônia (Acat) reuniu as nove equipes confirmadas na sala de reuniões da Associação de Funcionários da Languiru (MiMi) em Teutônia na noite desta terça-feira (13/1).

O presidente Jair Roberto Welter “Pivi” apresentou os detalhes do certame, acompanhado dos demais integrantes da diretoria. Pediu o pensamento pelo bem da competição e não no olhar individual. Também solicitou o cuidado com a imagem de patrocinadores (Certel e Sicredi) e das prefeituras (Teutônia, Westfália e Poço das Antas).

A fórmula de disputa prevê que cada clube enfrente seis adversários na primeira fase, com três jogos em casa e três fora. Dois adversários não serão enfrentados na primeira fase. A divulgação do carnê de jogos ainda dependerá de análise das datas solicitadas pelos clubes – cada agremiação pode pedir uma data apenas na primeira fase.

Somente o último colocado (nona posição) estará eliminado da competição. Os oito primeiros farão cruzamentos de quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º). Depois, os quatro vencedores serão ranqueados para apurar os enfrentamentos das semifinais. E os ganhadores decidirão os títulos.

Os Aspirantes acompanharão a equipe de Titulares enquanto ambas estiverem classificadas. A partir do mata-mata, os Aspirantes poderão acompanhar outro clube.

Quanto às suspensões de dirigentes ou atletas, aqueles que tiverem até 2 jogos de punição ao fim da competição, o regulamento permite reverter em multa e está liberado a atuar. Se for 4 jogos de suspensão, cumpre 2 e paga 2 jogos. Se não quiser pagar a multa, deve cumprir a suspensão.

Arbitragem – A empresa responsável será MV Eventos Esportivos de Lajeado, com aproveitamento de vários árbitros da região e do Estado. A tendência é de R$ 1.950,00 por jogo para um quinteto.

Melhorias – Clubes definiram formar uma comissão com um dirigente de cada clube para apontar melhorias a serem sugeridas para a diretoria da ACAT.

Horários – Partidas iniciam 14h (Aspirantes) e 16h (Titulares). Cancelamentos da rodada no máximo até as 9h de domingo.

Ingresso – R$ 10,00.

Calendário

O lançamento será em data a ser definida na sede do Gaúcho de Teutônia, por ser o campeão da disciplina de 2025. O início da competição será dia 22 de fevereiro, com os jogos da primeira rodada.

A projeção inicial é encerramento dia 28 de junho se não houver adiamentos. Serão 14 datas até a final, com 12 jogos para os finalistas.

Cinco datas serão respeitadas com folga geral: 22 de março (Westfália em Festa – 30 anos); 5 de abril (Páscoa); 10 de maio (Dia das Mães); 17 e 24 de maio (Festa de Maio em Teutônia – 45 anos).

Clubes confirmados

ClubeLocalCidade
CanabarrenseBairro CanabarroTeutônia
GaúchoBairro TeutôniaTeutônia
Atlético GaúchoLoteamento 8Teutônia
Ouro VerdeBairro AlesgutTeutônia
RibeirenseLinha RibeiroTeutônia
Poço das AntasCentroPoço das Antas
11 AmigosBairro Boa VistaPoço das Antas
JuventudeLinha BerlimWestfália
FlamengoCentroWestfália

Atletas

Conforme definido em reunião técnica anterior, os critérios de inscrição de jogadores são os seguintes:
Aspirantes – Ficha 23 atletas sub-23, que fazem 23 anos em 2026 – nascidos em 2003 – todos vinculados a um dos três municípios, podendo girar nas cidades. Estes jogadores podem ficar no banco, mas no máximo 10 atletas podem ser substituídos, com no máximo 5 momentos de troca durante o jogo, sem contar o intervalo. De Poço das Antas, 5 jogadores da divisa podem atuar nesta categoria, mas não podem ser aproveitados nos Titulares.
Titulares – Ficham 25 jogadores, dos quais 8 de fora dos três municípios e no máximo 6 de fora jogam por rodada. Todos podem ficar no banco de reservas, dos quais 10 atletas podem ser substituídos, com no máximo 5 momentos de troca durante o jogo, sem contar o intervalo. Para atleta ser de casa nos Titulares: carteira assinada, ter empresa ou título de eleitor, com data limite em 30 de agosto de 2025.
Clubes podem inscrever os jogadores até dia 2 de fevereiro no site da Aslivata. Depois, todas as listas serão olhadas e todos assinam validando a inscrição dos jogadores.

Sorteio – Quem enfrenta quem

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui