Prédio escolar desativado será reutilizado para projetos comunitários em Estrela

183
Prédio escolar desativado será reutilizado para projetos comunitários em Estrela
Crédito: Giovane Souza - AI Estrela

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela apresentou um panorama das ações desenvolvidas durante o recesso escolar de janeiro, com destaque para o reaproveitamento de espaços públicos. As informações foram detalhadas pelo secretário de Educação, Paulo Sehn.

A antiga estrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, localizada próxima ao porto, passa por reformas. Quando estiver concluída, ofertará oficinas para a comunidade, com atividades como mecânica e bordado. Para viabilizar o projeto, o município conseguiu redirecionar recursos da Defesa Civil que originalmente seriam utilizados para a demolição do prédio.

“O espaço está em reforma agora. A equipe trabalha tanto na infraestrutura da escola, quanto do ginásio que fica nos fundos, pra realizar uma espécie de Cemai (Centro Municipal de Atendimento Integrado). Queremos dar utilidade à aquilo e ao mesmo tempo oferecer atividades paralelas para a comunidade”, explica.

“Pretendemos, talvez, estar com o espaço pronto durante o primeiro semestre. É uma estrutura montada prevendo uma possível enchente, tem esse olhar, esse cuidado para utilizar o espaço”, destacou o secretário.

Em relação à construção da nova estrutura do educandário, no bairro das Indústrias, a obra avança “de vento em popa”. “Fizemos todo o estaqueamento da obra. O tapume, cercamento, a parte de infraestrutura está praticamente pronta”, afirma. Além disso, a administração municipal prevê a construção de 11 novas escolas até 2026, por meio de processos licitatórios.

Secretário da Educação de Estrela, Paulo Sehn / Crédito: Lucas Leandro Brune

Recesso escolar

Durante o período de férias, o município mantém a Colônia de Férias, iniciativa voltada ao acolhimento de crianças cujas famílias necessitam de apoio. O programa atende 80 alunos do ensino fundamental, no Sítio Moinhos do Campo, e 174 crianças da educação infantil, na Casa da Criança.

“É de emocionar o quanto nós estamos conseguindo contribuir para a organização da família, porque de fato são muitos que não tinham férias e agora tem um lugar seguro, tranquilo, lúdico para poder deixar os seus filhos, é indescritível”, disse Sehn.

O retorno das atividades de recreação na educação infantil está previsto para o dia 5 de fevereiro. Já as atividades pedagógicas oficiais, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental, estão programados para o dia 23 de fevereiro.

Confira a entrevista completa:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui