Juventus garante taça da 19ª Copa Teutônia

São José, Brusque, Cascavel e Platense também foram campeões

167
Finais foram realizadas nesta sexta-feira (23/1) - Crédito: Gabriel dos Santos Theisen

A manhã e a tarde da sexta-feira (23/1) foi de emoção, talento e muito futebol em Teutônia, que voltou a mostrar porque é referência na formação esportiva do Rio Grande do Sul. As finais da 19ª Copa Teutônia de Futebol de Base foram realizados no Campo do Esperança, no Bairro Languiru, e transformaram a cidade em um verdadeiro palco de sonhos para jovens atletas vindos de diferentes regiões do país.

Com clima favorável e de muito sol, o cenário era perfeito para decisões que ficaram marcadas não apenas pelos gols, mas também pelo espírito de cada agremiação, organização e pela qualidade técnica apresentada. Olheiros de grandes clubes como Grêmio, Internacional, São Paulo, Fluminense e Bahia acompanharam de perto os jogos, atentos a cada detalhe.

A competição é organizada em parceria entre a Administração Municipal de Teutônia, Planeta Bola Eventos Esportivos e Sicredi e mobilizou toda a cidade. Ao todo, 12 alojamentos foram preparados para receber aproximadamente 1.300 atletas, além de comissões técnicas, familiares e visitantes.

Sub-12 definido por herói do banco

A primeira decisão do dia colocou dois tradicionais formadores do futebol gaúcho frente a frente: São José, de Porto Alegre, e Novo Hamburgo, na categoria Sub-12 (nascidos em 2014). Em campo, um jogo de alto nível técnico e tático.

Após poucas chances claras para cada lado, o duelo terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal, muito em razão da grande atuação do goleiro Thales, do Novo Hamburgo, que fez defesas decisivas e manteve a igualdade no placar. Mas um dos momentos mais marcantes da partida não veio de um chute a gol.

Após falta involuntária, o atleta Lemos, do São José, prontamente pediu desculpas e abraçou o adversário Micheloti, em gesto espontâneo de respeito e empatia. A atitude foi aplaudida por quem acompanhava a final e destacada como um verdadeiro exemplo do sentido do futebol de base.

Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. O São José apostou em uma estratégia ousada, colocou o goleiro Lorenzo Delgado, atleta formado no clube e atualmente no Internacional, exclusivamente para as cobranças. A escolha foi certeira. Lorenzo defendeu a última cobrança e garantiu a vitória por 5 a 4. Com isso, definiu o Zequinha como campeão da categoria.

Paranaenses dominam na Sub-13

Na sequência, a final da categoria Sub-13 (2013) colocou Cascavel (PR) e a União Jovem Cristã (UJC), de Gravataí, cara a cara. Duas equipes com passagem recente e histórico de títulos na Copinha, principalmente a UJC, que vem em duas categorias no ano passado – inclusive nessa categoria.

Dentro de campo, o Cascavel foi superior e impôs seu ritmo desde o início. O placar foi aberto aos 3min do segundo tempo, quando Davi Silva aproveitou o rebote dentro da área e balançou as redes.

O nome do jogo, no entanto, foi Gabriel Tóffoli. Em lance que simbolizou sua resistente atuação, o atacante desencilhou-se à marcação, sofreu puxões, manteve o equilíbrio e finalizou com precisão para marcar o segundo gol.

Com a vitória por 2 a 0, o Cascavel desbancou o até então mantenedor do título da Sub-13 e se sagrou campeão na Copa Teutônia.

Show do Brusque na Sub-14

Para fechar os jogos da manhã, a final da categoria Sub-14 (2012) foi entre Brusque (SC) e a Escola da Chape, de Santa Maria. O que se viu foi um verdadeiro espetáculo do time catarinense, que demonstrou muita organização, intensidade e qualidade técnica acima da média.

Logo aos 2min, Miguel abriu o placar de cabeça. Pouco depois, Francisco ampliou com finalização precisa no ângulo, ainda no primeiro tempo. Mas o grande nome da final foi o camisa 10, Nicollas Foguesatto, que encantou com uma atuação digna de profissional.

Com visão de jogo apurada, controle e extrema qualidade técnica, Nicollas marcou um golaço por cobertura ao perceber o goleiro adiantado e, mais tarde, ainda balançou as redes de cabeça. No fim da competição, encerrou a participação como artilheiro do torneio, com 7 gols.

No segundo tempo, o domínio do Brusque seguiu absoluto, com gols de Francisco Goulart, Miguel Souza, Dominic Santos e Miguel Cunha, que fecharam o placar em expressiva 6 a 0.

Apesar do resultado elástico, a Escola Chape saiu de cabeça erguida. Sob o comando do técnico Thiago Duarte, ex-jogador e conhecido pela participação na histórica “Batalha dos Aflitos”, a equipe merece elogios por atuar exclusivamente com atletas formados na própria escolinha.

Platense conquista Sub-15

Nos jogos do período da tarde, tudo começou na categoria Sub-15. Platense e Novo Hamburgo se encontraram após a manhã intensa de jogos. O calor era mais forte, porém controlado pela sombra que cobria o campo em determinados momentos do jogo.

A partida começou de forma diferente e ótima para o Platense. Na saída inicial de meio de campo, o meio de campo do Novo Hamburgo se “embananou” e o Platense recuperou a bola e Nicolas Silva sofreu falta na cara do gol. Com 20seg, o Noia perdeu um atleta por cartão vermelho.

Com um a mais, o Platense rodava a bola pelo campo e, em uma das arrancadas pela direita, o cruzamento foi perfeito para o cabeceio de Nicolas Silva, que ganhou do defensor e abriu o marcador.

Mesmo com um jogador a menos, o Noia cresceu no decorrer da partida. Aos 12min do segundo tempo, veio um cruzamento perfeito em cobrança de falta pelo lado esquerdo. Na área estava o camisa 9, Charão, que aproveitou o quicar da bola para empatar o jogo de cabeça: 1 a 1.

Com 25min, a defesa do Novo Hamburgo deu mole de novo e quem não perdoou foi Robert Costa, que deu um chapéu no arqueiro do Noia e apenas bateu com gol aberto para decretar o título: 2 a 1 e conquista para o Platense.

Juventus garante taça para Teutônia

A última partida da 19ª Copa Teutônia coroou um dos times da casa. A Juventus encarou a atual campeã da categoria Sub-16, UJC, e não tomou conhecimento do elenco de Gravataí. Em casa, a escolinha teutoniense abriu o marcador com 4min20seg de jogo.

O zagueiro da UJC furou na hora de cortar a bola na faixa defensiva e Augusto Knak se aproveitou. O habilidoso camisa 11 precisou apenas ajeitar o corpo e bater por cobertura: 1 a 0 Juventus com um golaço.

Atrás do placar, a UJC buscou o empate. Com 25min40seg, Arthur Maciel recebeu passe no lado esquerdo e finalizou na saída do goleiro: 1 a 1.

A segunda etapa começou com arrancadas da Juventus, aos 9min15seg, Otávio foi lançado na área Otávio cabeceou forte para ampliar a vantagem: 2 a 1. Na sequência, Léo recebeu e finalizou de longe para decretar o 3 a 1, com 13min35seg. No restante da partida, a Juventus administrou e foi campeã.

Vocação com a base

A semana de jogos foi encerrada com clima de festa, reconhecimento e sentimento de dever cumprido por todos. Com elogios de atletas, familiares e dirigentes, a Copa Teutônia ganha destaque pela estrutura, alimentação, alojamentos e qualidade dos campos.

Com isso, a 19ª Copa Teutônia reforça o papel do município como um dos grandes polos de incentivo ao futebol de base no Sul do Brasil, focada na revelação de talentos, promover valores e manter a essência do esporte viva, sempre voltada em competir, aprender e respeitar.

Assista às transmissões:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui