Qualifica RS amplia oportunidades de cursos gratuitos em Teutônia e alerta para falsas ofertas

59
Valdir Griebeler detalhou os cursos do Qualifica RS e alertou sobre falsas divulgações. Créditos: Ariana de Oliveira

A oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional voltou ao centro do debate em Teutônia. Em entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rádio Popular, neste sábado (31/1), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Valdir Griebeler, destacou as oportunidades abertas por meio do Qualifica RS e fez um alerta à comunidade sobre perfis falsos que se passam pela prefeitura para divulgar cursos que, depois, geram cobranças indevidas.
Segundo o secretário, o Qualifica RS é um programa do governo do Estado em parceria com o município, que oferece capacitações totalmente gratuitas. “É um programa do governo do estado em parceria com o município. Ele oferece cursos totalmente gratuitos”, afirmou. Griebeler reforçou que os requisitos são mínimos. “Eles não têm custo nenhum para o munícipe. Precisa ter só 18 anos e ser morador de Teutônia”, explicou.


O secretário salientou que os cursos atendem diretamente às demandas do mercado local. “Isso na nossa região, que há mercado para esses cursos, as empresas estão precisando”, disse. Para ele, a qualificação impacta diretamente na renda e na qualidade de vida. “Sempre a pessoa qualificada tem um ganho a mais, ela consegue um salário melhor e melhora a qualidade de vida”, pontuou.
Griebeler também relacionou a oferta de cursos ao momento econômico do município. “Nós estamos numa fase de apagão de mão de obra”, afirmou, lembrando que Teutônia recebe novas empresas e amplia sua base produtiva. “Temos empresas grandes se instalando em Teutônia e que precisam de mão de obra e estão dispostas a contratar pessoas qualificadas”, acrescentou.
Outro ponto central da entrevista foi o alerta sobre falsas divulgações. O secretário relatou que munícipes têm procurado a secretaria após se inscreverem em cursos anunciados nas redes sociais, acreditando serem da prefeitura. “Eu recebo postagens ofertando cursos em perfis muito idênticos ao da Prefeitura Municipal, mas não é da Prefeitura”, alertou. Conforme ele, a inscrição aparece como gratuita, mas depois surgem cobranças. “Dias após já vêm boletos de cobrança de material, de horas-aula”, relatou.
Griebeler pediu cautela e orientação prévia. “Eu peço aos munícipes terem cuidado. Entrem em contato com a secretaria antes”, enfatizou. O prazo para inscrições nos cursos do Qualifica RS vai até maio. “A gente sabe que isso não vai ser sempre que a gente vai poder ofertar esses cursos de forma gratuita”, concluiu.

Cursos oferecidos pelo Qualifica RS em Teutônia
Auxiliar de Cozinha – 40 horas (mínimo 18 alunos)
Corte e Desossa de Bovinos e Suínos – 40 horas (15 alunos)
Técnicas de Venda e Negociação – 40 horas (25 alunos)
Corte e Costura Industrial – 80 horas (15 alunos)
Mecânica Industrial Básica – 72 horas (16 alunos)
Eletricidade Predial Básica – 80 horas (16 alunos)
Logística e Gestão de Estoque – 40 horas (25 alunos)

Contato para informações oficiais
Telefone: (51) 3762-7700 – ramal 8110
WhatsApp: (51) 99977-8272
Atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui