A imunização contra a dengue começa na quarta-feira (18/2), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A iniciativa faz parte da estratégia nacional de enfrentamento a doença.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. Para se vacinar, é necessário cartão SUS, carteira de vacinação, documento com foto e comprovante de residência (para atualização cadastral). Pessoas com suspeita ou diagnóstico de devem se informar junto a sua sala de vacinação de referência. Ainda não há previsão de ampliação da faixa etária.
A vacina Qdenga tem contraindicações, sendo elas, histórico de reação grave ou anafilaxia à vacina, pessoas com imunodeficiência ou em uso de imunossupressores (são medicamentos que reduzem a atividade do sistema imunológico), pessoas com HIV com comprometimento imunológico, gestantes e lactantes e pessoas com suspeita ou diagnóstico de dengue devem se informar junto a sua sala de vacinação de referência como proceder para receber o imunizante.
Locais onde estará disponível
As unidades de saúde de Teutônia, Boa Vista, Languiru, Alesgut, CAS e ESF 2 – Morada do Sol realizam a imunização.
Haverá uma ação especial no primeiro sábado de março (7/3), a partir 8h às 12h. Além da vacina contra a dengue, serão aplicadas as vacinas do Calendário Básico da criança, adolescente, adulto e idoso.
Cuidados para evitar a doença
Não basta se vacinar, os cuidados diários são necessários para um ambiente sem riscos. A Secretária de Saúde reforça elimine água parada (calhas, lonas, pratos de plantas, ralos, bebedouros e recipientes). Em caso de sintomas como febre, mal-estar, dor nas articulações ou atrás dos olhos, procure a UBS e evite automedicação.


