Charles Oliveira conquista cinturão BMF do UFC

Caio Borralho também venceu no evento principal; noite do sábado ficou marcada pelo anúncio do card da Casa Branca.

109
Charles levantou o cinturão após vencer Max Holloway - Crédito: Divulgação

O Brasil agora tem um dono do cinturão BMF no UFC. O paulista Charles “Do Bronx” Oliveira dominou o americano Max Holloway e venceu por decisão unânime (50-45, 50-45, 50-45) na luta principal do UFC 326, realizado na noite de sábado (7/3), em Las Vegas.

A atuação do brasileiro foi praticamente sem contestação. Desde o início, Charles adotou um roteiro de chutes nas pernas e no corpo para encurtar a distância, queda ainda no primeiro minuto e controle no solo até o fim do round. A estratégia funcionou ao longo de toda a luta.

Nos dois primeiros assaltos, Do Bronx chegou muito perto de finalizar. Em ambos, conseguiu “mochilar” Holloway e ameaçou com mata-leão e também com um cross-face.

Nas etapas seguintes, mesmo sem encaixar novas tentativas claras de finalização, manteve amplo domínio por cima, ao castigar com golpes fortes no ground and pound.

O 5º round foi o único momento em que Holloway conseguiu algum respiro. O americano chegou a cair por cima após uma queda, mas pouco produziu. Charles retomou o controle rapidamente e ainda chamou o adversário para trocar golpes no fim, com um bom direto de direita.

Depois do resultado, o cinturão foi entregue ao brasileiro pelo próprio pai, que pela primeira vez viajou aos Estados Unidos para acompanhar uma luta do filho ao vivo. No octógono, Charles também aproveitou para pedir presença no evento que o UFC pretende realizar na Casa Branca.

Caio Borralho volta a vencer

Na segunda luta mais importante da noite, o peso-médio Caio Borralho se recuperou da primeira derrota na organização e superou o holandês Reinier de Ridder por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

O maranhense começou agressivo, com chute rodado logo após o início do combate. Ao longo da luta, investiu bastante nos chutes baixos e conectou bons diretos de esquerda. Um cruzado também chegou a balançar o adversário, que conseguiu uma queda apenas nos segundos que encerravam o primeiro round, sem manter o controle no solo.

No segundo assalto, De Ridder tentou equilibrar a disputa trabalhando mais no clinch. Porém, no terceiro round, Borralho surpreendeu ao derrubar o holandês. O brasileiro passou boa parte do tempo por cima, aplicava golpes no ground and pound. De Ridder ainda acertou alguns ataques quando a luta voltou em pé, mas Caio foi quem conectou os ataques mais duros.

Nocautes brasileiros marcam o card

Entre os brasileiros que se destacaram na noite, Rodolfo Bellato conquistou uma vitória expressiva por nocaute técnico. Mesmo em desvantagem na trocação e com jabs e diretos do adversário, o brasileiro encontrou o golpe decisivo: um cruzado de esquerda na curta distância que derrubou Luke Fernandez. Bellato partiu para a sequência no chão até a interrupção do árbitro, aos 2min42seg do primeiro round.

Já o estreante Rafael Tobias teve um duelo complicado diante do cazaque Diyar Nurgozhay. O brasileiro encontrou dificuldades contra a base canhota do rival e sofreu com diretos de esquerda e chutes baixos.

Tobias viveu seu melhor momento no segundo round, quando acertou um contragolpe forte de direita, levou a luta para o chão e chegou à montada. Mesmo assim, Nurgozhay raspou e terminou o assalto por cima. No fim, vitória do cazaque por decisão unânime.

Outro combate que terminou rapidamente foi o duelo entre brasileiros que abriu o card principal. Gregory “Robocop” Rodrigues conquistou a revanche contra Brunno “Hulk” Ferreira ao acertar um direto de direita preciso. O golpe pegou o paranaense em troca de base e definiu o nocaute em apenas 1min47seg de luta.

UFC confirma evento na Casa Branca

Também neste sábado, o UFC confirmou o card do evento que pretende realizar em 14 de junho de 2026 na Casa Branca, em Washington, dentro das comemorações pelos 250 anos da independência dos Estados Unidos.

A luta principal terá a disputa do cinturão linear dos leves entre Ilia Topuria e Justin Gaethje. Na segunda luta mais importante da noite, o brasileiro Alex “Poatan” Pereira sobe para o peso-pesado e enfrenta o francês Ciryl Gane pelo cinturão interino da categoria.

Inicialmente, havia expectativa de que o adversário fosse Jon Jones, mas a organização optou por Gane, ex-campeão interino e mais recente desafiante ao título de Tom Aspinall. O britânico segue afastado após sofrer uma lesão no olho e passar por diversas cirurgias.

Caso vença, Poatan pode entrar para a história como o primeiro lutador campeão do UFC em três categorias diferentes. O paulista já conquistou os títulos dos médios em 2022 e dos meio-pesados entre 2023 e 2025, antes de abrir mão do cinturão para tentar o feito inédito entre os pesados.

O evento ainda terá outros dois brasileiros em ação: Maurício Ruffy enfrenta Michael Chandler no peso-leve, enquanto Diego Lopes encara Steve Garcia no peso-pena.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui