GGI-M de Estrela promove primeira reunião nesta quarta-feira

Departamento que tem como objetivo promover a aproximação e integração de alas vinculadas à segurança pública realizou primeira reunião da atual gestão

670
Prever problemas e antecipar soluções estão entre os objetivos / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

Nesta quarta-feira (27/4), o novo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Estrela realizou a primeira reunião coletiva e aberta a todas as alas envolvidas com a segurança pública municipal e outros meios.

O setor vinculado ao Gabinete do Prefeito tem entre suas principais funções, impulsionar a integração e a comunicação entre os órgãos locais vinculados à segurança pública para a atuação coletiva em situações exigidas, bem como a inserção de GGI-Ms em cidades próximas para ações também conjuntas quando necessárias.

O encontro ocorreu na sede da Prefeitura e foi presidido pelo secretário municipal de Administração e Segurança Pública de Estrela, comandante César Augusto Pereira da Silva, ex-presidente do GGI Estadual (GGI-E).

O evento contou ainda com a participação de representantes de entidades vinculadas à segurança pública, entre elas Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, e líderes comunitários. O secretário municipal de segurança pública de Lajeado, Paulo Locatelli, foi um dos representantes de cidades vizinhas presentes na reunião.

Segundo o coordenador do gabinete de Segurança Pública e atual secretário-executivo do GGI-M de Estrela, Marcelo de Abreu Fernandes, a organização busca sintonia e união entre as partes e alas envolvidas com a segurança pública municipal e regional para uma atuação mais conjunta e harmoniosa, tanto preventivamente quanto reativamente.

Fernandes afirma que o GGI-M busca uma maior sintonia para eventos de vulto diversos no município, tais como ações e operações de segurança pública e situações diversas, como inundações e desastres climáticos, acidentes e sinistros de grandes proporções. Ele explica, também, que se espera e conta com a integração de representantes da comunidade, dos três poderes, de instituições diversas e com os integrantes de GGI-Ms de cidades limítrofes para ações conjuntas quando necessárias.

De acordo com o titular da pasta, comandante César, o que se pretende é basicamente antever soluções para problemas que possam vir a ocorrer, e quando não dar um retorno mais rápido, direto e efetivo para as situações ocorridas. Ele comenta que foram nas reuniões do GGI-Estadual que se obteve muitos avanços para problemas que eram antigos, outros que vieram a ocorrer de forma inédita, e mesmo para outros que não chegaram a impactar a sociedade pois foram resolvidos com antecedência.

A princípio as reuniões serão mensais e pertinentemente quando no surgimento de temas extras.

- publicidade -