A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, por meio da Cacis Mulher, participou, na tarde desta quarta-feira (27/4), do encontro do Conselho da Mulher Empreendedora da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre. Um momento ímpar de aproximação, troca de experiências e conhecimento vivenciado pela coordenadora da Cacis Mulher, Aline Magalhães Krabbe, e pela vice-coordenadora, Luciana Brune.
A abertura do evento foi realizada pela presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Simone Leite, que falou sobre associativismo e a importância do trabalho destes núcleos na formação de novas lideranças femininas. “Quando assumi a presidência da Federasul, era uma das duas mulheres presidentes no Estado, dentre todas as entidades empresariais ligadas à Federasul. Hoje, são mais de 30 mulheres presidentes, o que já mostrou o resultado do trabalho iniciado. O associativismo é uma oportunidade de transformar realidades nas comunidades e este poder precisa ser compreendido, para que mais mulheres se aliem aos grupos”, frisou.
Após, cada uma das participantes se apresentou e foram compartilhadas informações sobre os trabalhos e desafios em cada cidade representada. Na oportunidade, Aline destacou que o grupo da Cacis está com 29 associadas, realiza encontros mensais e já realizou o planejamento de todas as atividades do ano. Do Vale do Taquari, também participaram representantes de Lajeado e Encantado.
A diretora de Núcleos do Conselho, Janaína Souza, apresentou a estrutura dos núcleos e falou sobre a importância de seguir a metodologia do empreender, orientando as voluntárias que iniciam novos grupos em suas associações. Nesta linha, foram ressaltados os pilares do trabalho: desenvolver e fortalecer lideranças; integrar e capacitar; compartilhar experiências; e promover networking e fomentar negócios.
A programação encerrou com a palestra “Líderes liderando líderes”, ministrada pela coach empresarial Fernanda Galvani. Ela enfatizou a importância do líder conhecer e reconhecer suas vulnerabilidades, pedindo ajuda nestas competências que lhe faltam. “Esta ação tem poder imenso de estimular a participação e cooperação das nucleadas. Pessoas não são perfeitas e vão liderar pessoas que também não são. Ser líder é treinável. E o líder precisa inspirar”, ressaltou.
Para a coordenadora da Cacis Mulher, Aline Magalhães Krabbe, o encontro foi propositivo, gerando aproximação entre os grupos, troca de experiências e compartilhamento de dificuldades, ações e soluções. “Saímos extremamente satisfeitas com as conexões estabelecidas e motivadas para seguir liderando a Cacis Mulher, cheias de inspiração para as atividades e com a certeza de que o associativismo é o melhor caminho para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, avaliou.