Uma noite especial, um clima de nostalgia, muita emoção, lágrimas nos olhos e efusivas palmas fecharam a programação especial da Semana de Dia das Mães do Colégio Teutônia. Além de atividades em sala de aula, na sexta-feira (6/5) ocorreu o Concerto Flashback – Especial Dia das Mães. A apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia lotou o auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru.
Além de proporcionar um momento cultural à comunidade, ainda oportunizou experiência de palco aos instrumentistas. No repertório, sucessos das décadas de 80 e 90, entre eles Queen, The Police, Stevie Wonder, Rod Stewart, Foo Fighters e Roxette, entre outros.
O maestro Lucas Grave agradeceu a presença de todos e parabenizou o grupo. “Foi um grande desafio preparar o repertório e a apresentação num curto espaço de tempo, mas ter um concerto logo no primeiro semestre motiva os instrumentistas e traz as famílias para perto, mostra a importância de todos os ensaios e a caminhada desses jovens com seus instrumentos musicais. O repertório foi composto por músicas que marcaram época”, disse.
Até a apresentação, foram nove ensaios. Dos 41 integrantes do Conjunto, 28 já participavam do grupo em 2021 e 13 são “novatos”.
Festival de Música de Teutônia
Depois de ser adiado em virtude da pandemia, o Colégio Teutônia reedita o tradicional Festival de Música de Teutônia. A 5ª edição ocorre de 17 a 22 de julho e integra a programação de 70 anos da Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do CT.
O evento terá um dia a mais que as edições anteriores, aproveitando a estrutura, a presença de professores e participação dos instrumentistas. Nos próximos dias inicia a divulgação da programação e dos professores que ministram as oficinas.
“Teremos algumas novidades, como cursos que ocorrem pela primeira vez. Já temos a confirmação de professores do Cento do país e até de fora”, adianta Grave. As inscrições para o Festival devem abrir até o fim do mês de maio.
Turnê Europa
O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia também já planeja a 4ª Turnê Europa para 2023. A primeira edição ocorreu em 2015, passando pela Alemanha e Suíça; em 2017, Alemanha, França e Áustria; e em 2020, Alemanha, Itália, Holanda, Áustria e França.
O grupo leva a arte teutoniense, gaúcha e brasileira ao Velho Continente. “Eles esperam por concertos, inclusive, com músicas do folclore alemão, muitos não imaginam que temos kerbs, festas de comunidade e corais na nossa região. Para eles é uma volta ao passado e nós mostramos nossa cultura”, conclui Grave.