Escola do Bairro Alesgut lança projeto “Leopoldo Klepker Sustentável”

1317
Evento de lançamento reuniu parceiros e comunidade escolar / Crédito da foto: Paola Possenatto

Pensar um presente mais sustentável, para refletir em um futuro melhor para as próximas gerações. Essa ideia virou projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia. O projeto Leopoldo Klepker Sustentável (LKS) foi lançado nesta segunda-feira (17/5), em evento realizado no ginásio da escola.

A ação é uma parceria entre a escola, Sicredi Ouro Branco, secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, com a participação da cooperativa escolar Cooperales. O programa visa incentivar ações sustentáveis e que fazem diferença na sociedade.

A ideia é incentivar que os alunos façam ações como economizar água, reciclar o lixo, economizar energi elétrica, entre outras. Cada ato positivo, gera uma recompensa: as LKs, moedas digitais do programa.

Cada aluno ganhou um e-mail, por meio do qual receberá suas moedas. As LKs, posteriormente, podem ser usadas para “comprar produtos”, uma espécie de troca de pontos por brindes. São produtos como brinquedos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e até mesmo alimentos.

A diretora da escola Evanete Inês Grave explica que a ideia surgiu de uma necessidade pós-pandemia de ligar o conteúdo da escola, com as ações de casa.

O esboço do LKS foi feito pelo professor Evandro Biondo, com a ideia em mãos, Evanete buscou apoiadores, conseguindo a resposta positiva da Sicredi Ouro Branco. “O presidente Neori disse que estava junto porque precisamos pensar e repensar as ações futuras. Porque nosso planeta está ficando doente”, conta.

O coordenador do projeto é o professor de ciências, Evandro Biondo. Ele explica que a questão ambiental sempre foi tratada na escola, mas desta vez tentou se fazer algo diferente, que compensasse aos alunos as ações práticas de preservação.

O professor salienta ainda que, além da questão ambiental, o projeto vai trabalhar outras áreas, como a matemática para a vida e de comportamento. “A escola Leopoldo Klepker será transformada em uma mini sociedade. Com o aluno podendo ter sua economia ambiental por meio dos LKs, podendo adquirir os seus produtos, mas principalmente fazendo sua ação ambiental”, explica.

Segundo ele, os alunos já estão engajados. “É motivo de alegria por tentarmos, cada um, fazer sua parte. Mesmo que pequena, mas significativa”, conclui.

- publicidade -