AECa Estrela/Lajeado conquista bons resultados no Campeonato Gaúcho de Canoagem

Delegação do Vale do Taquari contou mais uma vez com uma das maiores delegações e faturou o maior número de medalhas

590
Crédito: AECa / Governo de Estrela / Divulgação

No domingo (12/6), a cidade de Eldorado do Sul sediou a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem. A Associação de Ecologia e Canoagem (AECa) – Estrela/Lajeado marcou mais uma vez forte presença. A equipe contou com uma das maiores delegações e conquistou o maior número de medalhas.

Apenas pelo número de medalhas de ouro não figurou em primeiro lugar no ranking final. O campeonato prevê oito etapas. A próxima está agendada para São Leopoldo, em agosto.

Ao todo, 163 atletas de seis equipes do Estado disputaram 30 provas individuais e coletivas da modalidade “canoagem velocidade” (200m – 500m). As provas da modalidade “canoa havaiana” não foram disputadas nesta etapa.

A AECa – Estrela/Lajeado teve a segunda maior delegação: 22 atletas, entre os mais de 80 alunos que treinam divididos em dois núcleos: “Estrelas do Rio” (57), em Estrela; e “Remada Ecológica” (25) em Lajeado.

Com eles, a AECa conquistou 22 medalhas, o mesmo número da etapa em Estrela. Mas assim como na vez passada, não levou o primeiro lugar do ranking pois não faturou o maior número de medalhas de ouro (5), critério de desempate. O primeiro lugar ficou com a Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) – Santa Maria (15 medalhas no total; 7 ouros).

Completaram o ranking: 3º – Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) – São Leopoldo (9 medalhas; 5 ouros); 4º – Guahyba Associação de Canoagem (GAC) – Guaíba (5; 4); 5º – Associação de Canoagem, Ecologia e Cultura de Eldorado do Sul (Accel ) – Eldorado do Sul (8; 2); 6º – Associação Santa Terezense de Canoagem (Astecan) – Santa Teresa (5; 1).

No somatório das três etapas, a Aeca também lidera o quadro de medalhas, com 61, contra 42 da Asena, mas 16 ouros contra 22 da associação de Santa Maria.

A AECa foi mais uma vez destaque na prova K1 sênior masculino – 500 metros, onde faturou os três primeiros lugares do pódio respectivamente com Leonardo Michels Trisch Delfino; Guilherme Blume e Daniel Luís Diedrich, em uma repetição do que ocorreu na etapa estrelense. Fez o mesmo na K1 menor masculino 200m, com Calebe Israel de Almeida (ouro); Cristian Antônio de Almeida Prado (prata); Thiago Henrique Eckhardt (bronze).

Conquistou ouro ainda com: Mariah Horn da Silva (mini K1 infantil feminino 200m); Jéssica Tatiane Ströher (K1 sênior feminino 200m); Francisco Lepkoski Gonçalves e Leonardo Michels Trisch Delfino (K2 open masculino 200m); João Vitor da Rosa Nascimento (mini K1 infantil masculino 200m); João Pedro Prestes Garcia (K1 cadete masculino 200m).

Datas e locais das próxima competições
A competição ainda passará por São Leopoldo (Velocidade 200m – 1000m; 13 de agosto)
Guaíba (Velocidade 5000m; 23 de outubro)
Santa Maria (Velocidade 200m – 500m – 1000m – 5000m; 11 de setembro)
Santa Tereza (Travessia e Velocidade 18k – 200m; em data a definir)
Lajeado Velocidade (Fundo 1000m – 5000m; em novembro)

- publicidade -