O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, assinou o termo de compromisso com o governo do Estado para construção da nova central de polícias de Lajeado. O ato aconteceu na sexta-feira (1/7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Com a autorização da Câmara de Vereadores, a Administração destinou um terreno de 2,6 mil metros quadrados. A central será na esquina das Ruas Coelho Neto e Fábio Britto de Azambuja, no Bairro São Cristóvão. A estrutura terá quase 3 mil metros quadrados.
A prefeitura ficou com a responsabilidade de entregar, dentro de 30 dias, o projeto arquitetônico e demais projetos complementares. O Estado deverá licitar e arcar com os custos da obra que abrigará as cinco delegacias. “Essa é mais uma parceria que se destina a proporcionar melhores condições de trabalho para as forças de segurança, neste caso, os agentes da Polícia Civil”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Vânius Cesar Santarosa.
A central abrigará a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a Delegacia Regional de Polícia, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a Delegacia de Polícia Distrital e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Alinhado com Santarosa, no entendimento de que a nova estrutura proporcionará melhores condições de trabalho aos agentes da Polícia Civil em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo afirmou que o município tem a intenção de adquirir o terreno ao lado da futura central de polícias, no intuito de viabilizar a instalação de um posto do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Quanto à estrutura e o terreno onde atualmente funcionam a Polícia Civil em Lajeado, no Centro da cidade, Caumo destaca que o município também deseja adquirir o imóvel para futura ampliação do Parque dos Dick.
Além do titular da Seplan, Giancarlo Bervian, participaram do ato o secretário de Segurança Pública de Lajeado (SESP) Paulo Locatelli e os titulares das delegacias de Polícia que serão contempladas com nova sede.