Projeto de libras de Escola de Imigrante é 3º lugar na Feira de Ciências da Univates

660
Turma visitou o prefeito Germano Stevens / Crédito da foto: Carlos Eduardo Schneider / Divulgação

O Projeto “Libras, Sinais para a Vida”, desenvolvido pelos alunos do 2º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris, de Imigrante, conquistou o 3º lugar na 11ª Feira de Ciências da Univates.

A inspiração do projeto é a aluna Vitória Kessler Cardoso, que é surda. Para aprimorar a comunicação e a interação dela com a turma, todos buscam aprender libras. “Levamos o projeto para a feira de ciências para que os alunos tivessem a oportunidade de interagir com outras pessoas, uma forma de ‘perder a vergonha’. Mas o resultado foi muito além do que esperávamos”, relata a diretora Franciele Bücker.

O 2º ano B, que possui 13 alunos no total, visitou o gabinete do prefeito Germano Stevens. “Nossa administração busca sempre favorecer a inclusão. Além do prefeito, o Germano está muito feliz e emocionado pela conquista da turma, que representa exatamente nosso anseio à frente da Administração Municipal”, disse Stevens.

Na Feira de Ciências, a turma foi representada pelas alunas Vitória, Yasmin Stevens e Emilly Cardoso de Castro. “No dia a dia, a turma inteira se envolve nas atividades. Não podíamos levar todos os alunos em função do espaço físico”, explicou a professora de libras Aline Greef.

A Emef Arco-Íris implantou aulas de libras nas duas turmas do primeiro ano e também no 2ºs anos A e B. “Temos uma forma multifacetada de alfabetização. Os alunos são alfabetizados com a língua portuguesa, mas também aprendem com libras, com imagens, despertando os sentidos e infinitas possibilidades de interação com o mundo”, relata Aline. As turmas contam, também, com a monitora Jéssica Sperafico.

- publicidade -