Apesar do temperatura quente e o clima decisivo presente entre torcedores, atletas e comunidade no geral, reunidos na noite de sexta-feira (9/12) na 22ª edição dos Jogos Intercomunitários de Estrela.
As finais do vôlei misto e do futsal da competição promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela proporcionaram cinco grandes partidas no ginásio da comunidade de Arroio do Ouro.
Nesta terça-feira (13/12) a disputa chega ao fim com as finais da canastra. A premiação oficial, inclusive dos destaques, será na quarta-feira (21/12), em cerimônia na Padaria Bruxel.
As duas modalidades coletivas nas quadras movimentaram desde março, todas as sextas-feiras, mais de 450 atletas por 27 equipes de oito comunidades do município (Arroio do Ouro, Costão, Delfina, São Luís, Linha Geraldo, Linha Lenz, Novo Paraíso e São Jacó).
As finais ocorreram em Arroio do Ouro por ter sido a comunidade de melhor disciplina e também a mais envolvida com as finais que tiveram transmissão ao vivo pela Trip TV. Quem quiser rever os lances e gols pode conferir tudo no YouTube.
Finalistas
A noite foi aberta com o vôlei misto (obrigatoriamente duas mulheres por time sempre em quadra). Costão e Lenz buscavam o título. Quando se enfrentaram pela fase classificatória, Costão havia levado a melhor (vitória por 2 a 1). E a equipe saiu na frente no primeiro set – 25 a 23. Mas Lenz deu o troco no segundo set – 25 a 20. O jogo foi para o tie break, disputado ponto a ponto. O último, marcado mais uma vez por Costão, campeão: 15 a 13.
Um dos destaques da partida foi o confronto “particular” das irmãs Jéssica e Luana Silveira. Elas estavam em lados opostos da quadra. “Namorado de uma de um lado, namorado da outra do outro”, justificaram, aos sorrisos, sobre o fato deles também estarem envolvidos com as duas equipes em quadra, mas igualmente em lados diferentes. “E ainda tem o pai, treinador, envolvido com os Jogos”, comentou Jéssica (24 anos). “Mas não rolou aposta entre nós não. Tudo na paz”, frisou Luana (20). “No ano que vem montamos um time só da família”, brincaram elas.
Sênior
Arroio do Ouro x São Jacó fizeram na categoria sênior a primeira decisão do futsal. Fôlego é o que não faltou aos atletas mais experientes. Vinícius Wermann, artilheiro do campeonato, abriu o marcador para Arroio do Ouro no primeiro tempo. Time ampliou na segunda etapa. Quando tudo parecia definido, São Jacó descontou de pênalti e foi para cima.
Colocou pressão e o 2 a 2 que levaria o jogo para os pênaltis, parou na trave do goleiro da casa há dez segundos do fim do jogo: 2 a 1, placar final, e a primeira festa dos torcedores de Arroio do Ouro, maioria no ginásio.
Feminino
Em seguida foi a vez “delas” serem as protagonistas. São Jacó e Costão se enfrentaram na decisão feminina. Na fase classificatória, São Jacó havia levado a melhor (3 a 2). As atenções da partida voltaram-se mais para as artilheiras do campeonato, Marcela Imhoff (Costão) e Aline Kaker (São Jacó), ambas com seis gols, mas foi Juliane Lohmann o nome do jogo. A atleta marcou um gol no primeiro tempo e outro no segundo, garantindo a vitória e o título para Costão – 2 a 0.
Veteranos
Geraldo Alta x Arroio do Ouro entraram em quadra para a decisão dos veteranos. Com fôlego e técnica dignos de atletas mais novos, as equipes protagonizaram a decisão mais equilibrada e emocionante da noite. Líder da primeira fase e vitorioso do confronto direto (5 a 3), Geraldo Alta entrou em quadra como favorito e pressionando.
Mas foi Arroio do Ouro que saiu na frente, e para alegria do torcedor, ampliou em seguida – 2 a 0, resultado da primeira etapa. Os visitantes não se deram por vencido, sendo que descontaram no segundo tempo e depois empataram, colocando fogo no jogo.
Times buscaram a vitória até o último segundo, mas o jogo acabou em 2 a 2 e a decisão foi parar nos pênaltis. Nas cobranças, um único erro de Geraldo Alta – André acertou a trave – custo o título, que ficou com Arroio do Ouro, para delírio da torcida.
Força livre
Arroio do Ouro “B” x Lenz foram os adversários da partida mais aguardada da noite. Em chaves distintas na primeira fase, os elencos ficaram frente a frente pela primeira vez no campeonato.
Líder da chave B e vindo de goleada nas semifinais, Lenz apresentava leve favoritismo sobre os anfitriões, apenas 3º da chave A, mas animados com os belos desempenhos nos mata-matas, inclusive após a vitória nos pênaltis nas semifinais diante de Costão, equipe de melhor desempenho geral na classificatória.
Com a bola rolando, as jogadas deram mais certo para um dos lados, e com facilidades até maiores do que podiam os mais otimistas imaginar. Com menos de dois minutos, os donos da casa abriram o marcador com Gustavo, e depois ampliaram com Roger – 2 a 0. Na segunda etapa, Léo e mais uma vez Roger deram ar de goleada – 4 a 0.
Lenz até tentou dar novo rumo à decisão, quando descontou com Douglas, de falta. Mas Gustavo voltou a deixar a certeza de mais um título na noite para os anfitriões ainda maior. No fim, Douglas marcou mais um seu e de honra para Linha Lenz, mas ficou nisso: 5 a 2 e a terceira volta olímpica dos anfitriões.
Canastra
A canastra Ás/Rei envolve 10 equipes em chave única e é realizada nesta terça-feira (13/12). Sua 10ª e última jornada, terá a definição das melhores duplas. A sede será São Jacó, justamente a comunidade que tem sem destacado e mostrado acirrada disputa de suas duplas pela liderança, rodada após rodada.
Classificação:
1º – São Jacó “A” (19 pontos; 8.700 saldo)
2º – São Jacó “C” (18; 5.190)
3º – São Jacó “D” (16; 2.870)
4º – Delfina “A” (14; 3.790)
5º – Costão “A” (14; – 1.400)
6º – Costão “B” (13; 1.350)
7º – Delfina “B” (11; -2010)
8º – Geraldo Alta (11; – 2.580)
9º – São Jacó “B” (11; – 7.230)
10º – São Luís (8; – 8.340)
Mais informações já podem ser obtidas no departamento de esportes da Setcel (Rua Marechal Floriano, nº 433, Centro), pelo telefone 3981-1046 ou e-mail.