A Secretaria de Educação de Imigrante implementou no município o Projeto Jovem Empreendedor. A realização é do Instituto Manager, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e agora, a Prefeitura de Imigrante. Também serão parceiros o Google for Education e outras empresas.
Inicialmente serão duas turmas com 30 alunos cada, uma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris e a outra, Emef Santo Antônio. Elas serão integradas por estudantes de 8º e 9º ano.
O diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, explica que o objetivo é iniciar as aulas junto com o ano letivo e provavelmente nas sextas-feiras a tarde. “As aulas têm duas horas de duração, são semanais, e mediadas por um professor ou empreendedor”, desenvolve.
As inscrições já iniciaram e devem ser feitas nas próprias escolas. Durante o programa o estudante desenvolverá habilidades de criação da própria empresa, podendo pesquisar e estudar na área de maior interesse. Independente da carreira que seguir, o jovem vai adquirir muitos conhecimentos voltados à gestão de negócios.
“Além disso, ele vai desenvolver o espírito empreendedor, que ensina a identificar ou criar oportunidades de negócios. Os estudantes terão capacidade de desenvolver competências intraempreendedoras, que vão gerar um diferencial em suas carreiras se forem atuar dentro de empresas como colaboradores”, esclarece Detogni.
O secretário, Carlos Lutterbeck, conta que projeto será desenvolvido no período de 10 meses. “O projeto do Jovem Empreendedor nos foi apresentado ao longo do ano de 2022. Para que pudéssemos adaptá-lo às aulas e ao currículo escolar, resolvemos iniciá-lo em 2023”, pontua.
Lutterbeck conclui esclarecendo que está é mais uma atividade extracurricular que a Administração disponibiliza para os estudantes. “Conversamos com o Anderson, que nos relatou o sucesso desso projeto no município de Teutônia. Assim esperamos que ocorra aqui no nosso município”, relata.