Barreiras ecológicas impedem mais de 57 quilos de resíduos de chegar ao Rio Taquari

Bloqueios foram colocados no Arroio do Engenho

414
Crédito: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Em 2022 a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado instalou barreiras ecológicas no Arroio do Engenho. A ação compõe o projeto Nosso Engenho, desenvolvido para revitalizar o lugar. De março a dezembro do ano passado, as ecobarreiras impediram mais de 57 quilos de resíduos flutuantes destinados ao Rio Taquari.

Em janeiro deste ano já foram recolhidos 2,5 quilos. Apesar de o número parecer pequeno, o volume é consideravelmente grande visto que se trata de material flutuante, trazido à barreira pelo movimento da água, e a retirada tem impacto positivo para a melhoria da qualidade do rio. 

O dispositivo impede a passagem de materiais como garrafas pets, plásticos em geral e isopores, entre outros. Os profissionais que fazem a manutenção do mecanismo, porém, já retiraram farol de veículo, lâmpadas e frascos de remédio da água.

A química industrial da Sema, Gabriela Roehrs, coordena o projeto e explica que quando chove mais, a tendência é de ter mais materiais para recolher. “Neste período de seca, estamos tendo um registro menor de resíduos. Quando chove um volume maior, acaba descendo mais lixo junto com a água do arroio”, explica.

As ecobarreiras foram produzidas pela 1ª turma de Guardiões Ambientais Mirins, formada por estudantes. O grupo aprendeu sobre a poluição aquática e suas consequências, ainda durante o ano de 2021. A instalação foi realizada próxima à ponte do novo Parque Ney Santos Arruda.

Conforme Gabriela, a cada semana é retirado de um a três quilos de resíduos, variando a quantidade de acordo com o volume de chuva registrada nesse intervalo de tempo. As ecobarreiras possuem dispositivos de segurança que soltam as barreiras quando o nível do arroio sobe.

Nos meses de maio e junho, ocorreram enchentes no município, e as ecobarreiras não estavam em pleno funcionamento. Gabriela esclarece que em agosto elas foram reposicionadas e, desde então, estão operando normalmente. As ecobarreiras foram feitas com galões azuis, reaproveitados e doados pela empresa Bebidas Fruki, e usam cordas navais trançadas e tela nylon.

Projeto Nosso Engenho
O Nosso Engenho foi desenvolvido com o intuito de revitalizar o Arroio do Engenho por meio de ações que visam o restabelecimento da qualidade das águas, conservação e recuperação das áreas sem canalização e, posteriormente, abertura dos trechos tamponados.

Exemplos pelo país
O projeto foi inspirado nas ecobarreiras do Arroio Dilúvio, de Porto Alegre, e do Rio Atuba, em Curitiba. Na capital gaúcha, o dispositivo foi instalado em 2016 e, até outubro de 2022, já havia impedido que cerca de mil toneladas de resíduos, entre garrafas pet, embalagens e até eletrodomésticos, chegassem às águas do Guaíba.

Projeto Guardiões Ambientais Mirins
O projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), organizado pela Sema, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), em parceria com a Secretaria da Educação (Sed), recebe inscrições de estudantes até o dia 3 de março.

O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular). As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental.

- publicidade -