Frigorífico de Aves da Languiru conquista habilitação para exportar ao Canadá

Recentes investimentos em máquinas, tecnologia e estrutura física na unidade industrial abriram precedentes para as tratativas.

6363
Negociações com novos clientes no mercado externo já estão em andamento. Créditos: Leandro Augusto Hamester/AI Languiru

O Frigorífico de Aves da Cooperativa Languiru, em Westfália, agora está apto a exportar para o Canadá. O processo de certificação foi concluído recentemente e as negociações com potenciais clientes estão em andamento.

O portfólio de produtos tem como “carro chefe” cortes com osso, entre eles o meio da asa e a coxinha da asa, e cortes sem osso, como o filé de peito e o filezinho sassami (parte do filé de peito). Entre outros produtos Languiru in natura que podem desembarcar no mercado canadense ainda estão a coxa e a sobrecoxa, a coxa desossada, carcaça de frango inteira e miúdos.

A negociação com o Canadá leva em consideração a qualidade dos produtos e os recentes investimentos em máquinas, tecnologia e estrutura física na unidade industrial da Languiru, possibilitando a ampliação do mix de produtos e oferta de novos cortes de maior valor agregado à matéria-prima produzida pelos associados da cooperativa.

“São novas oportunidades de mercado que buscamos para os produtos Languiru. Em dezembro também já tivemos o embarque do primeiro container de produtos de frango para Singapura e, nos próximo dias, devemos receber a visita das autoridades sanitárias da República Dominicana, vislumbrando ingresso dos produtos Languiru no país localizado no Caribe”, informa o presidente Dirceu Bayer.

O empresário menciona as dificuldades da cadeia produtiva das carnes em nível mundial. “O mercado consumidor mudou, o poder de compra da população está afetado, ao mesmo tempo em que as indústrias ligadas ao agronegócio enfrentam dificuldades com o alto custo de produção, câmbio, taxa de juros, inflação e estiagem”, acrescenta.

50 países

Além de atender o mercado interno, a Languiru é habilitada a exportar para cerca de 50 países da Ásia, África, Oriente Médio e Américas, mercados com altos níveis de exigência. Entre esses estão África do Sul, Angola, Argentina, Canadá, Catar, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Iraque, Malásia, Japão, Paraguai, Peru, Seicheles, Singapura, Tailândia e Uruguai. A cooperativa também está com tratativas avançadas no processo de habilitação para o mercado chinês.

As carnes de aves e de suínos formam a base das exportações. Na linha de aves, destaque para o peito de frango desossado, dorso, asa inteira e coxa americana, além do pé. Na linha de suínos, o pernil, paleta e sobrepaleta sem ossos, carré, barriga e miúdos como língua, focinho, máscara, rabo, pé dianteiro e traseiro.

- publicidade -