Moradores de Teutônia cultivam horta comunitária

Cada membro da comunidade leva suas próprias ferramentas para trabalhar nos canteiros e a colheita das verduras está disponível para todos que ajudaram em algum momento nesse trabalho.

776
O projeto foi elaborado com o auxílio de um agrônomo e posteriormente construído em um terreno cedido pela Administração Municipal. / Crédito: AI

Para combater o sofrimento psiquiátrico e oferecer uma alternativa de cuidado em saúde mental para a população, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Raio de Luz, do Bairro Canabarro, Teutônia, criou uma horta comunitária dentro da área da ESF. O projeto foi elaborado com o auxílio de um agrônomo e posteriormente construído em um terreno cedido pela Administração Municipal. O adubo, sementes e mudas foram provenientes de doações.

O projeto, até agora, fez a horta, o plantio e a primeira colheita, além da colocação de tela de sombreamento sobre alguns canteiros. Conforme os organizadores, o número de pacientes participantes foi maior na primavera e diminuiu no verão, devido ao calor e à seca. Ainda é muito recente para ter um elevado número de pessoas atuantes, mas espera-se captar mais participantes ao longo do ano de 2023. O objetivo esperado é um aumento do sentimento de solidariedade e do orgulho do local onde vive.

De acordo com o Secretário da Saúde, Juliano Renato Körner, a ESF Raio de Luz está mostrando que é possível, além de oferecer cuidado em saúde, estimular a participação comunitária. “A horta comunitária é uma estratégia positiva para o cuidado em saúde mental. Ao mesmo tempo possibilita o vínculo proativo, promove a convivência coletiva e cria um espaço para o diálogo sobre alimentação saudável, trabalho em equipe e parcerias intersetoriais”, destaca.

- publicidade -