O complexo no entorno do Cristo Protetor em Encantado começa a tomar forma a partir desta segunda-feira (10/4). Em um investimento de R$ 15 milhões, a obra terá fonte d’água, capela de vidro, lojas e restaurantes.
O projeto será bancado pela Associação Amigos de Cristo, com promessa de conclusão até a inauguração do monumento, marcada para o último fim de semana de novembro.
O prazo, no entanto, é tido como apertado pelo supervisor das obras do espaço, Artur Lopes de Sousa, um dos responsáveis pela edificação da estátua desde o início das construções, em julho de 2019.
Segundo Sousa, a principal dificuldade neste início de obras do complexo é a grande quantidade de rochas maciças na área do morro, que não podem ser detonadas por explosivos para evitar possíveis danos ao monumento. Portanto, precisarão ser rompidas com máquinas, o que torna o processo mais demorado.
Em atraso
Enquanto isso, a conclusão das obras da estrada de acesso ao Cristo Protetor, prevista para abril, atrasou. O trecho é de responsabilidade da prefeitura de Encantado, que sinalizou um novo prazo para o asfaltamento do trajeto para o fim de junho.
Atualmente, a estrada de 2,4 km está coberta por uma base de brita graduada e falta revesti-la com asfalto. Os custos da pavimentação já se aproximam dos R$ 9 milhões. Apesar de não estar finalizada, a via já comporta um intenso trânsito de carros e ônibus até o monumento.
De janeiro a março de 2023, o monumento já recebeu 22 mil visitantes, segundo a Associação Amigos de Cristo, responsável pela gestão da estátua. Somente durante a segunda edição da Caminhada e Via Sacra, realizada na sexta-feira Santa (7/4), pelo menos duas mil pessoas se dirigiram até o Cristo Protetor em procissão.