Colinas inicia construção de microaçudes em propriedades rurais

Cada beneficiário direto receberá um projeto técnico elaborado pela Emater ou pelo engenheiro da Prefeitura.

253
Crédito: Divulgação

Através de convênio entre o Município de Colinas e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura e da Emater/RS-Ascar, foi dado início à construção de até 12 microaçudes, visando beneficiar agricultores familiares e empreendedores rurais.

O valor recebido do Estado para a execução do projeto é de R$ 77.023,84, sendo o valor total do convênio de R$ 84.286,08. Por meio dessa parceria, Colinas foi contemplada com a política de combate à estiagem, integrante do Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, especificamente no eixo Irriga + RS.

A seleção das propriedades beneficiadas foi realizada por meio de inscrições realizadas pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, juntamente com os técnicos da Emater.

Após análise das inscrições e vistorias nas 15 propriedades inscritas, o Conselho de Agricultura deliberou e selecionou 12 propriedades para receberem o subsídio, enquanto as outras três ficaram como suplentes.

Cada beneficiário direto receberá um projeto técnico elaborado pela Emater ou pelo engenheiro da Prefeitura, que incluirá o memorial descritivo, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o licenciamento ambiental e demais documentações necessárias, conforme a legislação vigente.

Objetivo

O programa visa construir microaçudes para agricultores familiares, com o objetivo de fornecer água para irrigação de frutas, hortaliças, grãos e pecuária.

A região tem enfrentado estiagens que prejudicam a produção agrícola, afetando especialmente os agricultores familiares. A economia local é baseada no setor primário, com destaque para a diversificada produção agrícola, incluindo cultivos como milho, batata-doce, feijão e aipim.

Além disso, há uma relevante criação de animais, como frango, aves e suínos, com a água desempenhando um papel fundamental em todas as atividades.

Com a construção dos microaçudes, pretende-se captar e armazenar água da chuva nos períodos de maior precipitação, para ser utilizada em momentos de crise hídrica, garantindo assim o abastecimento de água para pomares, estufas com hortaliças e a oferta de água para os animais.

- publicidade -