Lajeado promove 1º Seminário da Educação Inclusiva

O seminário iniciou na noite de quinta-feira (20/7) e segue até sábado (23/7), no Teatro Univates

597
Crédito: Laura Mallmann

Mais de 1,1 mil profissionais de educação participaram da palestra de abertura do 1º Seminário Municipal de Educação Inclusiva (SIM), realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED). O seminário iniciou na noite desta quinta-feira (20/7), com a palestra “SIM! Somos todos assim: DIFERENTES!”, ministrada pela psicopedagoga e psicanalista clínica, doutora Jane Krüger. O seminário segue até este sábado (23/7), no Teatro Univates.

Crédito: Laura Mallmann

O evento é voltado para todos os profissionais da educação que atuam na rede municipal e tem o objetivo de promover discussões sobre inclusão para auxiliar o processo da aprendizagem de cada aluno. O seminário é transmitido ao vivo via YouTube para abranger também a comunidade.

A abertura oficial do evento contou com a participação do prefeito, Marcelo Caumo, da secretária de Educação, Adriana Vettorello, da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas, da reitora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Evania Schneider, da titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Cássia Benini, e da juíza da comarca de Lajeado, Débora de Marque.

O prefeito Marcelo Caumo reforçou a importância da preparação para tornar a sociedade mais inclusiva em todas as esferas. “Hoje, de cada 100 alunos da nossa rede, três já possuem alguma forma de suporte especial. Eu fico extremamente feliz em relatar que há alguns dias um amigo, que tem uma filha de 15 anos, me contou que procurou uma escola municipal para matricular a filha, porque a rede municipal está preparada para atender ela para que ela seja feliz no seu ambiente. Nós buscamos proporcionar o melhor para que os alunos possam compartilhar as vivências no ambiente escolar. Estaremos sempre avançando na busca pelo melhor para os nossos alunos”, relata.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, ressalta que esse é um ano de diferentes formações para a rede municipal. “Esse seminário é um desafio, é um compromisso de escutar os anseios e inquietações da comunidade. Acreditamos que educar é um ato de amor e entrega. A intenção desse seminário é discutir e refletir sobre a educação inclusiva para que possamos tomar decisões mais assertivas. E incluir também todos os setores da sociedade para que se envolvam para encontrarmos estratégias para uma educação mais humanista e transformadora. É o momento de garantir a acessibilidade para os estudantes”, avaliou a secretária de Educação.

Paula Thomas, presidente da Câmara de Vereadores, destaca a importância do seminário. “É tão importante debater sobre inclusão. Esse seminário é muito importante para pensarmos que a inclusão precisa ser trabalhada no dia a dia. Não só na sala de aula, mas também na Prefeitura, nas secretarias, na Câmara de Vereadores e na sociedade como um todo. Precisamos contribuir para buscar um futuro melhor para nossas crianças”, salienta.

Palestra

A palestra “SIM! Somos todos assim: DIFERENTES!”, ministrada pela psicopedagoga e psicanalista clínica, doutora Jane Krüger, iniciou com apresentação de músicas. A palestrante, que também toca piano, mesclou sua fala com momentos musicais para reflexão.

Crédito: Laura Mallmann

Na palestra, abordou temas como autoconhecimento, importância do acolhimento sem julgamentos, a promoção de estímulos e afeto constantes para os alunos que necessitam de alguma atenção especial. “O mundo exclui e não inclui pessoas porque nós, seres humanos, julgamos os outros, não nos colocamos no lugar do outro. Acolhimento é não julgar. O acolhimento se torna uma proteção emocional para as pessoas. Em um ambiente em que as crianças se sentem acolhidas e protegidas, independente das suas dificuldades, elas estarão seguras”, destacou Jane.

Programação

A programação do seminário segue no Teatro Univates até sábado (22/7). Os interessados, podem acompanhar o seminário neste link.

Veja a programação completa:

Sexta-feira (21/7):

– 7h30 às 9h30 – 1ª Mesa temática online “Desenvolvimento Infantil: sinais de alerta e abordagens efetivas”, com a médica neuropediatra doutora, Fernanda Gabriel Santos da Silva

– 9h45 às 11h45 – 2ª Mesa temática online “Saúde Mental na Infância e Adolescência e sua Interface Escolar”, com a médica psiquiatra doutora, Maria Rosa Kramer Iorra Camargo

– 13h30 – Apresentação de música do Projeto Arte Inclusiva da Escola de Educação Especial Bem Me Quer – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado

– Palestra “Introdução ao Autismo, Desafios na Inclusão da Pessoa com TEA, Comportamentos Desafiadores na Escola e o Desafio de Ser Professor na Era da Inclusão”, com o psicopedagogo, especialista em intervenção ABA e planejamento inclusivo escolar e doutor em Educação, Lucelmo Lacerda

Sábado (22/7):

– 8h30 – Palestra “Funções Executivas e Motivação em Sala de Aula: Como estimular os outros e a nós mesmos?”, com a neuropsicóloga e doutora, Rochele Paz Fonseca

- publicidade -