Organizada pela 3ª CRE, Mostra Científica Regional ocorre em 9 de agosto em Estrela

O evento engloba as escolas estaduais no Vale do Taquari.

634
Crédito: Carolina Chaves da Silva / AI 3ª CRE

Faltam apenas três semanas para a Mostra Científica Etapa Regional 2023, evento das escolas estaduais no Vale do Taquari. A ação ocorre no dia 9 de agosto, a partir das 9h, no ginásio da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, no Bairro Cristo Rei, em Estrela. 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) finaliza os detalhes para a exibição dos 104 trabalhos classificados para a etapa, sendo 17 do Nível I – Ensino Fundamental Anos Iniciais, 46 do Nível II – Ensino Fundamental Anos Finais e 41 do Nível III – Ensino Médio. 

Neste ano, o tema da Mostra é “Sustentabilidade e tecnologia para transformar”. Conforme a Secretaria de Educação (Seduc), o objetivo da iniciativa é fomentar a iniciação científica e incentivar a integração entre diversas áreas do conhecimento.  

Conforme Regiane Mallmann, assessora pedagógica, professora e responsável pela organização da Etapa Regional, o grupo está pensando em cada aspecto visando ao sucesso do evento. “Receberemos nossos estudantes, professores e avaliadores para um dia de muita troca e aprendizado”, ressalta.

A Mostra  

A primeira etapa da Mostra Científica 2023 ocorreu nas 82 escolas da região. Cada educandário realizou sua própria mostra e elegeu um projeto por nível de ensino – Ensino Fundamental I (anos iniciais), Ensino Fundamental II (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos). 

Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas, conforme pré-estabelecido pela Secretaria da Educação (Seduc). 

Na fase regional, também serão escolhidas uma proposta por nível. A definição ficará por conta de 45 avaliadores, designados pela Universidade La Salle, Univates, Instituto Federal Sul-Riograndense (Ifsul), Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja CP) Lajeado, Neeja Liberdade, Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) e Colégio Martin Luther. 

Os projetos destacados participarão da fase estadual da Mostra, que ocorrerá no mês de novembro, em Porto Alegre.  

- publicidade -