“Vamos reconstruir o Vale do Taquari”, declara Eduardo Leite

872
Centro de Muçum foi devastado pela força da água / Crédito da foto: Marcos Vinícius Bilhar

Os governos do Estado e Federal já prometeram recursos para as cidades do Vale do Taquari atingidas pela enchente que já se configura como maior desastre natural do Rio Grande do Sul. Porém, para que estes recursos sejam direcionados, é preciso uma série de decretos e planos.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (6/9), o governador Eduardo Leite afirmou que será decretado estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. “A afetação é muito grande em diversas cidades em todo o estado”, destaca. Conforme a assessoria de imprensa do governo estadual, o decreto deve ser assinado até o fim da tarde. O governador também destacou que já solicitou ao Exército ajuda com maquinários para a reconstrução e limpeza das cidades.

Leite ainda foi enfático ao dizer que “nós vamos reconstruir o Vale do Taquari. Este Vale é admirável na sua capacidade de trabalho, de geração de riqueza. Não tenho dúvida que teremos, muito rapidamente, a reparação, a reconstrução”.

Ele reforçou o programa “Volta por cima” para as famílias em maior vulnerabilidade. “São recursos, por meio do cartão cidadão, do Devolve ICMS, em que creditamos até R$ 2.500, das famílias que estão no Cadastro Único. Queremos fazer isso muito rapidamente, nos próximos dias esse dinheiro está creditado. O apoio das Assistências Sociais dos municípios é essencial para isso”, explica.

O governo informou ainda que os bancos do estado já foram orientados a disponibilizar linhas de crédito específicas as pessoas e empresas atingidas. “Para aquelas famílias que tem renda, mas perderam tudo”, complementa. O BRDE já anunciou suspensão de cobrança de financiamentos de empresas localizadas em áreas atingidas.

Leite falou ainda sobre obras estruturais como a reconstrução de estradas e, principalmente, de pontes que foram arrancadas pelas águas. “Determinei à Procuradoria do Estado, junto com o Daer e a Secretaria de Logística e Transportes que faça todo esforço na construção dos pareceres, rapidamente, para poder fazer a contratação dessas obras de infraestrutura mais complexas por regime diferenciado de contratação, integrado e com emergencialidade”, salienta.

O governador ainda reforçou apoio aos atingidos nas áreas de saúde e apoio psicológico. “Agora que conseguimos acessar as localidades vamos levar água, mantimentos. Tudo isso sob supervisão da Defesa Civil, com retaguarda da União, das Forças Armadas e de todo mundo que se mobiliza aqui”, considera.

Leite ainda declarou que “este Vale não está sozinho, estamos ao lado, e vamos superar tudo isso juntos”, disse agradecendo ainda os voluntários que atuam junto às mobilizações em prol das vítimas. “Essa solidariedade, que é característica do nosso povo, é o que nos dá força para superar”, pontua.

- publicidade -