Corsan promove mutirão para cadastramento da população atingida pela enchente no programa Tarifa Social

638
A mobilização começa por Roca Sales / Crédito: Lucas Malheiros

A Corsan inicia, nesta segunda-feira (25/9), um mutirão de cadastramento e adesão à Tarifa Social, voltado para famílias de baixa renda dos municípios severamente atingidos pela enchente no Vale do Taquari. A mobilização começa por Roca Sales, uma das sete cidades incluídas no plano anunciado pelo Governo do Estado, Corsan, Ministério Público e Defensoria Pública Estadual com o objetivo de amparar famílias na região mais impactada pelas cheias. O cadastro é obrigatório para obter descontos e isenções em programas dos governos estadual e federal.

A tenda itinerante da Corsan será instalada no Centro Social Urbano de Roca Sales, onde a equipe da companhia atenderá o público das 9h às 12h e das 13h às 16h até sexta-feira (29/9). Na semana seguinte, o posto de atendimento será montado em Lajeado, em endereço e horários a serem divulgados nos próximos dias. Na sequência, Bom Retiro do Sul, Encantado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Arroio do Meio também receberão a ação.

“Queremos cadastrar o maior número possível de famílias na Tarifa Social, especialmente nesses municípios atingidos pelas cheias. Estamos sensibilizados, buscando ferramentas de gestão para oferecer às comunidades um auxílio e um alento nessa difícil fase de reconstrução. A intenção do momento é a união da sociedade, dos atores públicos e privados, em prol do acolhimento da população. Superar dificuldades dessa magnitude se torna possível quando entendemos que é nossa obrigação social agirmos juntos”, avalia a presidente da Corsan, Samanta Takimi.

A Tarifa Social de Água é um benefício, previsto na legislação federal e estadual, disponível apenas para famílias que se enquadram no regramento do Cadastro Único do Governo Federal, que contempla uma série de programas de assistência à população socialmente vulnerável. No Rio Grande do Sul, quem tem direito e adere à Tarifa Social tem 60% de desconto no Serviço Básico de água/esgoto e 60% de desconto no valor do m3 nos primeiros 10m3 de consumo.

Documentação

A inscrição na Tarifa Social só pode ser realizada pelo titular da fatura de água mediante a apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante atualizado de cadastro no CadÚnico do Governo Federal. Vale destacar que o protocolo de inscrição no programa CadÚnico já habilita titulares da fatura a realizarem, junto ao mutirão da Corsan, a formalização do ingresso na Tarifa Social. Já o simples cadastro na lista de famílias atingidas pelas enchentes, feito individualmente pelas prefeituras para o recebimento de alimentos e donativos, não serve como comprovante para ingressar no programa de favorecidos com a tarifa reduzida.

Famílias já cadastradas no programa do Governo Federal desde o período anterior à enchente e já inscritas na Tarifa Social junto à Corsan não precisam ir aos pontos de atendimento do mutirão para validar dados, pois já estão contempladas.

Usuários que não puderem comparecer à tenda itinerante da Corsan também podem solicitar adesão à Tarifa Social por meio da Unidade de Atendimento Virtual (www.corsan.com.br), do aplicativo da Corsan ou das lojas físicas em funcionamento na Unidade de Saneamento local. Mais informações podem ser obtidas também pelo 0800 64 66 444.

- publicidade -