Encontro de Gaiteiros e Bandoneonistas celebra memória de Henrique Uebel

Evento ocorreu em Westfália ao longo deste domingo (26/11).

1592
Crédito: Paloma Griesang

Ocorreu neste domingo (26/11), em Westfália, o 1º Encontro de Gaiteiros e Bandoneonistas. O evento, promovido por voluntários em homenagem ao Homem Orquestra, Henrique Uebel, começou com a apresentação de bandoneon e gaita de Ervino Sulzbach e Norberto Grave, de 91 e 92 anos respectivamente.

Após, ocorreu a homenagem ao falecido artista. Sete músicos tocaram os sete instrumentos que o Homem Orquestra tocava sozinho. O grupo foi composto de instrumentistas de todas as idades. Após, foi a vez da apresentação da Orquestra Henrique Uebel, de Teutônia.

Ainda de manhã houve apresentações solo, em dupla e trio de gaiteiros e bandoneonistas. A plateia se animou e acompanhou com dança. Depois do almoço, foram realizadas mais apresentações, incluindo as em grupo. O evento encerrou com uma grande orquestra formada por gaiteiros e bandoneonistas de diversas cidades do Vale do Taquari.

Para o presidente do Instituto Henrique Uebel e neto do instrumentista, Airton Uebel, o evento é uma grande homenagem ao seu avô. “O Airton Grave, idealizador do evento, estruturou as apresentações da mesma forma como ele tocava. Eram sete instrumentos ao mesmo tempo, mas além destes havia outros quatro que meu avô sabia tocar”, disse.

Segundo Uebel, é muito gratificante para a família e para o instituto participar destes momentos. “Lutamos pela cultura desde 2010, quando criamos a instituição, e recentemente estivemos presentes com a orquestra na abertura da programação de Natal de Teutônia. Para nós essas parcerias com as prefeituras e instrumentistas é muito importante”, completou.

- publicidade -