Monumento ao Imigrante será retirado para restauro no próximo domingo em Lajeado

Retirada está condicionada às condições climáticas.

474
Crédito: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Como forma de garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, a Prefeitura de Lajeado inicia, no próximo domingo (17/12), o processo de restauração do Monumento ao Imigrante. A obra de arte, instalada na entrada da cidade, no canteiro central da Avenida Senador Alberto Pasqualini, começará a ser removida do local a partir das 7h. Em caso de chuva a retirada será adiada.

A peça será levada ao ateliê do artista plástico e escultor Marcos Datsch de Oliveira, que foi o responsável pela criação e construção do Monumento ao Imigrante e foi contratado para realizar os restauros. Conforme o chefe da pasta da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, este será um investimento para preservar o monumento, que depois terá como destino o Parque do Imigrante. O novo local de instalação foi decidido junto ao Conselho Municipal de Cultura, que é formado por representantes da Administração e por membros da sociedade civil.

Esse será o primeiro de três monumentos a ser restaurado, e os três ficarão a cargo de Datsch. Os outros são o Monumento do Centenário da Independência do Brasil e o Monumento do Centenário da Revolução Farroupilha. Ambos ficam na Praça da Matriz.

Trânsito

Como está localizado na Avenida Senador Alberto Pasqualini, no Bairro Americano, para a retirada do monumento será necessário o uso de guincho. Esse processo implica em interferências no trânsito da avenida e contará com o apoio do Departamento de Trânsito.

A obra

O Monumento do Imigrante foi instalado na cidade em 1993. Inicialmente, a obra ficava em uma rótula na Pasqualini com a Avenida Acvat. Em 2010, foi recolocada no local atual, na entrada da cidade. A escultura tem a representação de dois homens, uma mulher, uma criança e uma roda, representando o trabalho dos imigrantes.

- publicidade -