Capitão Bilhar assumirá companhia de Lajeado

Entre outras alterações no 40º BPM, Carmine Brescovit voltará a Teutônia como subcomandante do batalhão.

3522
Crédito: Divulgação BM

O capitão Fábio Cezar Bilhar desempenhará nova função a partir da segunda quinzena de janeiro, quando assumirá como Chefe do Estado Maior do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e como comandante da Companhia de Lajeado. Coordenará a Força Tática, Rocam e outras atividades em Lajeado e municípios próximos.

“Estou indo feliz, porque quero ir. É uma necessidade da administração [da BM] que coincide com um interesse meu”, revela. “Teutônia e Lajeado são cidades excelentes, mas com complexidades distintas. Estou consciente dos desafios que uma cidade do porte de Lajeado impõe. O intuito é manter o bom trabalho que está sendo realizado, mas sempre tendo por norte o aperfeiçoamento contínuo”, antecipa.

Coordenar trabalhos em cidades maiores não é novidade na carreira, pois o capitão Bilhar já comandou a companhia em Canoas, na Região Metropolitana, e também em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo.

Além de conduzir os trabalhos na companhia situada em Lajeado, Bilhar também auxiliará administrativamente as outras três companhias subordinadas ao 22º BPM, responsável por gerir a segurança pública em 26 cidades do Vale do Taquari.

Após 3 anos à frente da 2ª Cia do 40º BPM, em Teutônia, Bilhar vai para o novo desafio com a sensação de “dever e missão cumpridos” na terra que o acolheu. “Tenho consciência e certeza de que o trabalho foi bem realizado, com índices criminais controlados”, endossa. O substituto de Bilhar na 2ª Cia do 40º BPM ainda não está definido.

Quando assumiu, Bilhar anunciou ênfase no combate ao tráfico de entorpecentes. Operações especiais e ações de rotina foram realizadas com êxito na apreensão de drogas e prisões. “Houve 101 ocorrências de tráfico de drogas, em geral com mais de uma pessoa presa em cada ocorrência. Ou seja, uma ocorrência de tráfico com prisões a cada 10 dias. É um índice histórico e muito elevado para Teutônia”, indica.

Ele cita os reflexos na redução de 90% dos roubos e praticamente o terceiro ano sem homicídios na cidade. “Casualmente, o último homicídio ocorreu 10 dias antes de eu assumir o comando na cidade”, explica Bilhar. A título comparativo, Estrela somente esse ano teve 9 homicídios, conforme o site da Secretaria de Segurança Pública.

Em Teutônia não ocorrem mais roubos de grandes proporções, em lotéricas, bancos, supermercados, entre outros. “Penso que a sensação de segurança da comunidade é grande, que as questões de trânsito estão muito bem e que a comunidade aprova o trabalho da Brigada Militar”, avalia.

Para Bilhar, o capitão é apenas um posto, mas ele procurou desempenhar a função de “corpo e alma” em Teutônia. “É possível deixar a cidade segura e reduzir o crime, com comunidade organizada e pessoas trabalhadoras”, sustenta. A saída de Teutônia não significa um adeus. “Quem sabe, mais à frente, eu regresse”, deixou nas entrelinhas.

Major Carmine será subcomandante do 40º BPM

De tempos em tempos, a Brigada Militar realiza alterações, com promoções de oficiais, idas para a reserva e trocas nos postos de comando. O 40º BPM também terá alterações, com Fábio Kuhn promovido a tenente-coronel e ingressando na reserva. Com sua saída, o 40º BPM passará ao comando do tenente-coronel Fabiano Dornelles e ao subcomando da também recém-promovida major Carmine Brescovit.

Carmine havia antecedido Bilhar em Teutônia, onde atuou por 6 anos. Desde 28 de dezembro de 2023 está como comandante do 40º BPM devido às férias do tenente-coronel Kuhn. Após o seu retorno, na próxima sexta-feira (12/1), a major tirará suas férias e então deve assumir o subcomando. Com o novo posto, deixa a posição de comandante da 1ª Cia da BM de Estrela. Quem assumirá em seu lugar será o capitão Walesko do Val Baroni, atualmente comandante da 1ª Companhia do 22º BPM de Lajeado.

A major explica que se formou capitã em novembro de 2014, tendo assumido nesta data a função de Comandante da Cia de Teutônia, à época com o projeto para a construção de uma sede própria do quartel. “Em abril de 2016 o sonhado e planejado prédio foi inaugurado, especialmente pelo apoio da comunidade local através do Consepro de Teutônia. Tal fato foi bastante marcante e significativo para mim”, disse.

Em Estrela, teve várias oportunidades e desafios, dentre eles as recentes enchentes. “Situações que, apesar das circunstâncias, trouxeram aprendizados para minha vida pessoal e profissional.” Ela avalia que seu período no comando da Cia de Estrela foi positivo. “Conseguimos manter e, em alguns casos, reduzir os índices criminais. Também fizemos várias ações para e com a comunidade, aproximando a corporação dos munícipes estrelenses e cidades limítrofes”, ressalta.

Para Carmine, assumir o subcomando do 40º BPM é um desafio profissional importante para sua carreira. “Também muito gratificante, pois retornarei à cidade de Teutônia, a qual muito bem me acolheu em 2014 no início da minha carreira profissional”, finaliza.

Relembre

O 40º BPM teve sua sede alterada de Estrela para Teutônia em setembro de 2023. Entre os fatos que podem ter contribuído para acelerar o procedimento interno na Brigada Militar estiveram a vinda do secretário estadual de Segurança, Sandro Caron de Moraes, para a cidade no dia 18 de agosto, logo após o atentado ao promotor de Justiça, Jair João Franz, e as inundações em função das enchentes que atingiram Estrela e deixaram a sede anterior do batalhão submersa.

O 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é responsável por 11 municípios da margem esquerda do Rio Taquari: Estrela, Colinas, Imigrante, Westfália, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Fazenda Vilanova, Tabaí, Taquari e Bom Retiro do Sul. São três companhias sediadas em Teutônia, Estrela e Taquari, subdividindo a responsabilidade sobre os demais municípios.

- publicidade -