Em assembleia da Amvat, prefeitos decidem pela abertura de inquérito civil contra a RGE

1364
Crédito: Divulgação Amvat

Em assembleia extraordinária da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na tarde desta segunda-feira (22/1), os sete prefeitos participantes decidem abrir ação civil pública contra a RGE. O presidente da assoaciação e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, expõe a necessidade do trabalho em conjunto das cidades para a cobrança e fiscalização dos serviços prestados pela concessionária RGE aos municípios do Vale do Taquari. Apesar de algumas cidades, como Estrela, Lajeado e Venâncio Aires, se movimentarem individualmente na cobrança pelos serviços de abastecimento, há a necessidade de uma ação coletiva, enfatiza o presidente. 

Os prefeitos participantes trouxeram o panorama dos prejuízos e necessidades das localidades que representam. A situação das cidades é delicada, pois alguns pontos ainda estão sem abastecimento ou usam geradores próprios, o que aumenta o tamanho das perdas. 

Foi debatida a abertura do inquérito civil contra a RGE e a elaboração de um plano de contingência. Ainda, é cobrada a melhoria da comunicação entre a distribuidora de energia, responsável pelo abastecimento. 

Participaram da assembleia o prefeito em exercício de Estrela, João Schäfer; prefeito de Teutônia, Celso Forneck; a prefeita de Colinas, Regina Beatriz Sulzbach; a prefeita em exercício de Arroio do Meio, Adriana Meneghini Lermen, o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto e o prefeito de progresso, Paulo Gilberto Schmidt.

- publicidade -