A Porto Carnes iniciou oficialmente nesta semana o processamento de derivados de carne bovina, suína e de frangos. A empresa situada na localidade de Glória, nas instalações do antigo Frigorífico Glória deu seu pontapé inicial de industrialização e comercialização de carnes.
A agroindústria, inaugurada em novembro de 2023, passa a operar em Fazenda Vilanova graças à certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Para a compra da planta foram investidos R$ 7 milhões. A área construída ocupa um hectare e a área total possui 7 hectares. Além disso, foi aplicado mais R$ 1,5 milhão em obras de adequação estrutural, com previsão de ampliar novos investimentos futuros.
Com geração inicial de 15 a 20 empregos diretos e estimativa de expansão para até 50 colaboradores, de acordo com a evolução das obras de reforma das instalações, a processadora pretende atingir o volume de 5 a 6 toneladas por dia de carnes processadas, podendo chegar a 10 toneladas diárias após o término da reforma dos prédios. A produção será encaminhada para o comércio regional, do RS e de outros estados do Brasil.
O início da produção da Dovale Distribuidora Ltda, com nome fantasia Porto Carnes, contou com a presença do prefeito Amarildo Luis da Silva, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcos Adriano Lerner (Kiko) e das veterinárias da inspeção municipal, Marina Rodrigues, que também é coordenadora do SIM e Jenniffer Hauschild Dias, fiscal do SIM. A equipe do Município entregou aos proprietários da empresa, Valmir dos Santos, Giovanni Garcia e Vaine dos Santos e demais colaboradores o certificado de adesão ao Sisbi-POA.
O Título de Reconhecimento de Equivalência ao Serviços de Inspeção e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) foi conquistado pelo Governo Municipal e passou a vigorar em agosto de 2023. Com isso, os estabelecimentos e produtos de origem animal registrados no Serviço de Inspeção do Município (SIM) poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado e gerando emprego e renda em Fazenda Vilanova. A certificação serve como atrativo para despertar nestas empresas familiares o interesse pela instalação no Município.
Amarildo prevê desenvolvimento econômico e novas oportunidades de trabalho. “O Siisbi-POA é um marco importante para o nosso setor agropecuário. Nossos empreendedores deste segmento terão um campo aberto para colocar seus produtos, podendo ampliar produção, gerar mais emprego e girar mais renda na cidade”, comentou Amarildo.
Para o secretário Kiko, o Município atinge um novo estágio. “Por conta dessa liberação, agora estamos aptos a receber empresas que fabricam embutidos e derivados de origem animal para se instalar no nosso território. Estamos montando suporte adequado para assessorarmos as empresas já instaladas e as que vierem para Fazenda Vilanova”, afirmou.