RS vive epidemia de dengue, diz secretária da Saúde

Em levantamento feito recentemente, o Rio Grande do Sul aponta infestação do mosquito em mais de 90% dos municípios.

808
Créditos: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, manifestou preocupação com o aumento de casos confirmados da doença no RS.
Arita afirmou que 466 municípios gaúchos estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. No total, o Estado tem 497 municípios, ou seja, há infestação em 93% deles.

É considerado município infestado aquele que registra a presença de focos de larvas nas atividades de vigilância do vetor.
Atualmente, são 2.534 casos confirmados de dengue no Estado em 2024. Na segunda-feira (5/1), o RS registrou a primeira morte pela doença.

A morte aconteceu em Tenente Portela, cidade com maior número de casos confirmados de dengue no Estado. De acordo com o painel da secretaria de saúde, são 821 notificações e 805 diagnósticos positivos. A maioria deles (800 casos) autóctones, ou seja, contraídos dentro do município.

Arita Bergmann, afirmou que o Estado não realizou a compra de doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. O Ministério da Saúde recebeu a primeira remessa da vacina contra a dengue, com cerca de 750 mil doses que serão disponibilizadas pelo SUS, em janeiro. Um segundo carregamento, com 570 mil doses, deve ser entregue este mês. Os municípios gaúchos ficaram fora da lista de cidades que deverão ser priorizadas.

- publicidade -