Na segunda-feira (4/3), a comunidade de Estrela se reunirá na Rua Frederico Markus, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, no Bairro das Indústrias, a partir das 16h. A Avenida Augusto Frederico Markus foi escolhida por se tratar de via construída também com a finalidade justamente de servir de rota de saída para os moradores atingidos por cheias dos bairros Moinhos e Marmitt.
Batizado de “Ato Memorial da Tragédia de Setembro”, o evento será marcado por momentos de reflexão e homenagens às vítimas da enchente iniciada dia 04 de setembro, registrada como a maior da história de Estrela visto os prejuízos humanos e sociais, e cujas consequências são sentidas ainda hoje. O horário escolhido também é simbólico, pois às 16h o Rio Taquari atingiu seu pico, de 30,17 metros.
Local simbólico
Uma das áreas mais afetadas pela enchente, o Bairro das Indústrias servirá como um cenário simbólico para este evento memorial, lembrando a força da comunidade em enfrentar a adversidade e partir para a reconstrução das casas, cidade e vida social. A escolha da Escola Leo Joas, que ficou quase toda submersa e viu seu telhado servir como último refúgio para algumas pessoas até o resgate, será o ponto de encontro como forma de ressaltar a importância da união em momentos de crise.
Estão programadas uma série de homenagens simbólicas. Apesar de ser realizada no Bairro das Indústrias, a comunidade de toda a Estrela e região está convidada a participar. Além de familiares das vítimas, está confirmada a presença de outro agentes fundamentais na ocasião, entre estes das equipes da defesa civil, bombeiros e de segurança, membros de comunidades, líderes locais, além de voluntários que ajudaram no resgate de pessoas, evitando que a tragédia fosse ainda maior, e que ainda atuaram nas campanhas sociais e de reconstrução.