Estrela retoma temporada de projetos sociais e esportivos

São cinco modalidades, além do Projeto Vida Saudável. Governo também renovou parceria com a Aeca. Ao todo, são dez bairros e comunidades do interior beneficiados, apesar das aulas serem abertas em sua maioria a pessoas de todos os locais, idades e sexos

1112
Crédito: Divulgação/AI Estrela - Rodrigo Angeli

A força social que o esporte impulsiona sempre foi assunto tratado com muito zelo pelo Governo de Estrela. Não é por acaso que são vários os projetos desenvolvidos e incentivados pela administração municipal que unem os dois propósitos. E a temporada 2024 dos mesmos já está quase a pleno vapor. Alguns projetos desenvolvidos já são executados, mas ainda contam com inscrições abertas e gratuitas, e outros estão com agendamento prévio para seu início. A continuidade do projeto Vida Saudável e a renovação de parcerias como com a Associação Estrelense de Canoagem (Aeca) reforçam este papel.

Hoje, o poder Executivo local, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), mantém ou é parceiro de diferentes frentes que promovem o bem estar-social e saúde através do esporte e da cultura. Entre estes estão os projetos de Ginástica, da Yoga, Dança, Pilates, Escolinha de Futebol e também o Vida Saudável, além do projeto de Canoagem. As inscrições devem ser realizadas direto nos locais das oficinas e modalidades ou na sede da Setcel, também ponto para busca de mais informações. “Há uma gama de modalidades que estamos mais uma vez oferecendo gratuitamente à população. Temos os esportes, que englobam os jovens, como no caso do futebol e canoagem, assim como o Vida Saudável, voltado às pessoas de mais idade. Há aquelas também individuais, com foco na saúde e bem-estar, como é o caso da dança, ginástica, yoga e pilates”, explica o secretário Joel Mallmann. “De qualquer forma estamos com atividades em até dez diferentes bairros e localidades, sendo quatro do interior, em distintos dias e horários, isto em uma forma de tentar democratizar e possibilitar o acesso ao maior número de pessoas a tudo que é oferecido. Todos estão convidados a participar”, reitera.     

Ginástica

O primeiro projeto a começar a temporada foi o Ginástica no Parque, onde ainda é realizado às segundas e quintas-feiras (19h às 20h). O mesmo iráse desenvolve também no Bairro Imigrantes, às segundas e quartas, em dois horários (Rua Cel. Menna Barreto; 17h às 17h50; 18h às 18h50), a partir do dia 04, e em breve será realizado no Bairro Boa União, em horários e local que ainda serão acertados.

Individuais

Também já foram retomadas as oficinas mais focadas em específicas áreas, como a de Danças, Yoga e Pilates, em diferentes dias, horários e locais, com o objetivo de dar possibilidade de quem gosta do estilo em buscar a participação em todas, e também democratizar um pouco mais o acesso.

A dança, a cargo da professora Jéssica Silveira, ocorreàs segundas-feiras, ao fim da tarde e noite, no Bairro Indústrias (Rua João Sulzbach, no salão da Igreja Católica; 18h às 19h) e Linha Lenz (Centro Comunitário; 19h30 às 20h30), e nas sextas, no Imigrantes (Rua Cel. Menna Barreto, ao lado do posto de saúde; 18h15 às 19h15) e em Costão (salão da Comunidade Evangélica; 19h30 às 20h30. “Com o projeto damos a oportunidade de quem gosta de movimentar o corpo com uma boa música, em um clima descontraído. Não se trata de uma dança em par ou grupo. É sim individual em quase uma ginástica, mas ao ritmo de diferentes estilos musicais. Venha participar. Não importa a idade”, convida Jéssica.

Tatiana Rosa Hemming, 34 anos, é moradora do Bairro Imigrantes. Começou no projeto de dança em março do ano passado, e desde então pegou muito gosto pela modalidade. “As aulas me ajudaram muito no meu processo de emagrecimento. Posso fazer hoje muitas coisas que antes não tinha como realizar, inclusive básicas, a começar por alguns movimentos”, revela. “Conforme foi passando o tempo, fui pegando a prática, o ritmo, jeito, e gostando cada vez mais”, relata Tatiana. “Minha qualidade de vida mudou muito. Não sinto mais tanto cansaço por qualquer coisa, com dores nas pernas, costas. Hoje não tenho mais aquela acomodação de antes e fico sempre aguardando muito pelas aulas, onde danço, mas também me exercito, divirto, converso e dou risadas porque lá também fiz amizades”, revela.   

A Yoga e o Pilates são outras duas atividades individuais que cada vez mais ganham adeptos visto que seus benefícios são cada vez mais reconhecidos, também ocorrem em locais distintos. A Yoga, a cargo da instrutora Daniele Ida dos Santos, é realizada mais ao fim da tarde e início da noite a fim de permitir maior participação de trabalhadores. Às terças, no Centro (Casa de Cultura; das 17h às 18h), e no Bairro Imigrantes (Rua Cel. Mena Barreto, , ao lado do posto de saúde; 18h30min às 19h30min. Já o Pilates, com o professor Alex Galla Kranz, nas sextas-feiras pela manhã, no Centro (Casa de Cultura; 9h às 10h).   

Futebol

O Projeto Social de Futebol da Setcel teve início no ano passado. As atividades, a cargo do professor Gilberto Gewerh, ou “Beto”, são voltadas para crianças e jovens de 5 a 15 anos, de ambos os sexos. Este ano, ocorrerá nas terças e quintas-feiras, sempre com dois horários por turno. As mesmas irão se desenvolver mais uma vez no Bairro Alto da Bronze, no campo do clube local, e como novidade este ano, no Bairro Boa União.

Vida Saudável

O Vida Saudável de Estrela realiza e participa de diversas integrações e ações. É direcionado a integrantes acima dos 45 anos e também gratuito. São oito núcleos com aulas uma vez por semana. É permitido e incentivado que moradores de outros bairros ou localidades frequentem aulas dos núcleos já existentes. São três no interior: Glória, Novo Paraíso e Wink, como também no Indústrias, Imigrantes, Pinheiros, Boa União e Auxiliadora. Mais informações com o orientador Alex Galla Kranz. (98165-0931).

Canoagem

O projeto “Estrelas do Rio” de canoagem, em parceria com a Aeca foi renovado. As aulas em turmas ocorrem de segunda a sexta-feira, manhã (8h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30). Não é necessário ter experiência, mas é voltado a jovens de dez a 17 anos. Participação também franca e inscrições abertas no local em dias de treinos. Informações com o presidente da Aeca Marco Edson Carvalho (51 99303-0729).

- publicidade -